sábado, 20 de outubro de 2018

MATILDE CAMPILHO

Photo da Net 


Matilde Campilho  é uma jovem poeta  portuguesa ,
 nascida em Lisboa  no ano de 1982  .
Desde 2010 vive entre o Rio de Janeiro onde  trabalhou
como jornalista e redatora ,  e Lisboa .
No período  de  2010  a  2013 , 
 publicou seus primeiros poemas,
em jornais de São Paulo e Rio de Janeiro .
 e escreveu seu primeiro  livro " Jóquei " ,
publicado em Portugal , em 2014  .
Partilho com vocês excertos de um poema 
que muito gosto , Fevereiro .

" Escute só ,
isto é muito sério !
O mundo está tremendamente esquisito .

( ... )

O amor é um animal tão mutante ,
com tantas divisões possíveis .

Lembra daqueles termômetros 
que usávamos na boca 
quando éramos pequenininhos ?
Lembra da queda deles no chão ?

Então !
Acho que o amor quando aparece
é em tudo semelhante 
à forma física do mercúrio no mundo .

Quando o vidro do termômetro se quebra ,
o elemento químico se espalha 
e então fica se dividindo 
pelos salões de todas as festas .

Ah é ! eu gosto de você !
A luz entrou torta 
por nós  a dentro , mas olha ,
eu gosto de você !

( ... )

De que lado você está ,
eu não me importo !
De que garfo você come ?
de que copo você bebe ?
que posto certo você escolhe ?
qual seu orixá ?
seu partido ?
sua altura ?
de qual de suas cicatrizes você cuida ?
que pássaro você prefere ?
quem  é seu pai ?
qual é seu samba ?
Pinoit noir ou Chardonay ?
que protetor você usa ?
qual é sua pele ?
seu perfume ?
qual político ?
quantos amores você sonha ?
em que Fernando ?
em que Ofélia ?
em que cinema ?
em que bandeira ?
em que cabelo você mora ?
Qual dos túneis de Copacabana ?
Reze para seus santos quando atravessar .

( ...)

Escuta , isso é sério !
Andamos crescendo juntos ,
distraidamente .

( ...)

Não sei nada sobre a paixão ,
suspeito que você também não .
Mas , começo a entender 
que o compasso da fé 
está mudando a passos largos .
Dois pra lá e dois pra cá .

Portanto , escute .
Isto é muito sério ! 
Isto é uma proposta aos trinta anos .

Agora que o mercúrio 
assumiu sua posição certa ,
vem comigo achar 
o meu trono mágico 
entre a folhagem .

E , no caminho até lá 
vem dançar comigo , vem ! "

Matilde Campilho  

Som  na caixa ...


12 comentários:

  1. Muito bom :))

    Hoje com: Não sei se fomos os dois um só, noutra vida

    Bjos
    Votos de uma boa noite e um feliz fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa , bom ter gostado .
      Agradeço a visita .
      Beijos e boa semana .

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada , Maria .
      Gosto quando minhas escolhas agradam os amigos .
      Beijos e boa semana .

      Excluir
  3. Eita, amiga, sempre tudo lindo e em
    harmonia aqui: imagem, poesia,
    música. Como é bom voar aqui,
    um oásis no oxigênio da arte, com
    padrão qualidade Marisa!!

    Grata por este momento aqui (a Gal
    cantando esta preciosidade de música,
    lindo, lindo!!...)!

    Um domingo na paz e harmonia para
    você e os seus.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dizer quando sou acarinhada com suas generosas palavras , Suzete ?
      Que nossa amizade me faz muito bem .
      Minha eterna gratidão à blogosfera que nos apresentou e nos proporciona a troca de visitas ,como se vizinhas fôssemos .
      Tudo bem perto e em tempo real .
      Beijos e uma semana alegre e de paz.

      Excluir
  4. Amiga, como portuguesa agradeço o destaque dado a uma portuguesa!

    Abraço grande, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São , que saudade estava de sua visita, obrigada .
      Os portugueses me são muito caros , como você , amiga .
      Neste espaço tenho muitos posts de escritores e poetas portugueses .
      Beijos e boa semana .

      Excluir
  5. Gostei do poema e é sempre um prazer ouvir Gal Costa.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a visita e me alegra que tenha aprovado minhas escolhas . Abraços

    ResponderExcluir
  7. O apelo às coisas da vida que valem bem a pena.
    Adorei, Marisa! É que eu nem sequer conhecia a poetisa. Obrigado pela partilha, ouviu?

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
  8. Poeta , fico feliz que tenha vindo e que eu possa ter lhe apresentado Matilde Campilho .
    Beijos

    ResponderExcluir