domingo, 7 de novembro de 2010

109º aniversário de Cecília Meireles



" Plantaremos estes arbustos

que darão flor apenas

daqui a três anos .


Plantaremos estas árvores

que darão fruto um dia ,

mas só depois de dez anos .


Não plantaremos jardins de amor ,

porque imediatamente

abrem tristeza e saudade .


Não plantaremos lembranças ,

porque estão desde já e para sempre

carregadas de lágrimas ."


Cecília Meireles , in " Plantaremos estes arbustos "

sábado, 6 de novembro de 2010

Quadrilha , por Drummond



" João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim

que amava Lili que não amava ninguém .

João foi para os Estados Unidos ,

Teresa para o convento ,

Raimundo morreu de desastre ,

Maria ficou para tia ,

Joaquim suicidou-se e Lili

casou com J.Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história ."


Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Florbela Espanca confessa ...



" Sou uma céptica que crê em tudo ,

uma desiludida cheia de ilusões ,

uma revoltada que aceita ,

sorridente , todo o mal da vida ,

uma indiferente a transbordar de ternura .

Grave e metódica até a mania ,

atenta a todos as subtilezas ,

dum raciocínio claro e lúcido ,

não deixo , no entanto , de ser

uma espécie de D. Quixote fêmea

a combater moinhos de vento ,

quimérica e fantástica , sempre

enganada e sempre a pedir novas

mentiras à vida , num dom de

mim própria que não acaba ,

que não desfalece , que não cansa ."


in, " Carta a Guido Batteli "




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Poema do dia ...



" assim que vi você

logo vi que ia dar coisa

coisa feita pra durar

batendo duro no peito

até eu acabar virando

alguma coisa

parecida com você


parecia ter saído

de alguma lembrança antiga

que eu nunca tinha vivido


alguma coisa perdida

que eu nunca tinha tido


alguma voz amiga

esquecida no meu ouvido


agora não tem mais jeito

carrego você no peito

poema na camiseta

com a tua assinatura


já nem sei se é você mesmo

ou se sou eu que virei

parte da tua leitura "



Alice Ruiz , in " dois em um "

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Citação de hoje ...



" O importante não é a casa onde moramos .

Mas onde , em nós , a casa mora ."


Mia Couto

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tempo para tudo : Eclesiastes , 3: 1-8



" 1. Tudo tem seu tempo determinado ,

e há tempo para todo propósito debaixo do céu.


2. Há tempo de nascer , e tempo de morrer ,

tempo de plantar , e tempo de arrancar o que se plantou ;


3. Tempo de matar , e tempo de curar ,

tempo de derrubar ,e tempo de edificar ;


4. Tempo de chorar , e tempo de rir ,

tempo de prantear ,e tempo de dançar ;


5.Tempo de espalhar pedras , e tempo de ajuntar pedras

tempo de abraçar , e tempo de afastar-se de abraçar ;


6. Tempo de buscar , e tempo de perder ,

tempo de guardar , e tempo de lançar fora ;


7.Tempo de rasgar , e tempo de coser ,

tempo de estar calado , e tempo de falar ;


8. Tempo de amar , e tempo de odiar ,

tempo de guerra , e tempo de paz."

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Não sei ...



" Não sei ... se a vida é curta ...

Não sei ...

Não sei ...

se a vida é curta

ou longa demais para nós .


Mas sei que nada do que vivemos

tem sentido ,

se não tocarmos o coração das pessoas.


Muitas vezes basta ser :

colo que acolhe ,

braço que envolve ,

palavra que conforta ,

siêncio que respeita ,

alegria que contagia ,

lágrima que corre ,

olhar que sacia ,

amor que promove.


E isso não é coisa do outro mundo:

é o que dá sentido à vida .


É o que faz com que ela

não seja nem curta ,

nem longa demais ,

mas que seja intensa ,

verdadeira e pura ...

enquanto durar ."


Cora Coralina