skip to main |
skip to sidebar
" Plantaremos estes arbustos
que darão flor apenas
daqui a três anos .
Plantaremos estas árvores
que darão fruto um dia ,
mas só depois de dez anos .
Não plantaremos jardins de amor ,
porque imediatamente
abrem tristeza e saudade .
Não plantaremos lembranças ,
porque estão desde já e para sempre
carregadas de lágrimas ."
Cecília Meireles , in " Plantaremos estes arbustos "
" João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim
que amava Lili que não amava ninguém .
João foi para os Estados Unidos ,
Teresa para o convento ,
Raimundo morreu de desastre ,
Maria ficou para tia ,
Joaquim suicidou-se e Lili
casou com J.Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história ."
Carlos Drummond de Andrade
" Sou uma céptica que crê em tudo ,
uma desiludida cheia de ilusões ,
uma revoltada que aceita ,
sorridente , todo o mal da vida ,
uma indiferente a transbordar de ternura .
Grave e metódica até a mania ,
atenta a todos as subtilezas ,
dum raciocínio claro e lúcido ,
não deixo , no entanto , de ser
uma espécie de D. Quixote fêmea
a combater moinhos de vento ,
quimérica e fantástica , sempre
enganada e sempre a pedir novas
mentiras à vida , num dom de
mim própria que não acaba ,
que não desfalece , que não cansa ."
in, " Carta a Guido Batteli "
" assim que vi você
logo vi que ia dar coisa
coisa feita pra durar
batendo duro no peito
até eu acabar virando
alguma coisa
parecida com você
parecia ter saído
de alguma lembrança antiga
que eu nunca tinha vivido
alguma coisa perdida
que eu nunca tinha tido
alguma voz amiga
esquecida no meu ouvido
agora não tem mais jeito
carrego você no peito
poema na camiseta
com a tua assinatura
já nem sei se é você mesmo
ou se sou eu que virei
parte da tua leitura "
Alice Ruiz , in " dois em um "
" O importante não é a casa onde moramos .
Mas onde , em nós , a casa mora ."
Mia Couto
" 1. Tudo tem seu tempo determinado ,
e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
2. Há tempo de nascer , e tempo de morrer ,
tempo de plantar , e tempo de arrancar o que se plantou ;
3. Tempo de matar , e tempo de curar ,
tempo de derrubar ,e tempo de edificar ;
4. Tempo de chorar , e tempo de rir ,
tempo de prantear ,e tempo de dançar ;
5.Tempo de espalhar pedras , e tempo de ajuntar pedras
tempo de abraçar , e tempo de afastar-se de abraçar ;
6. Tempo de buscar , e tempo de perder ,
tempo de guardar , e tempo de lançar fora ;
7.Tempo de rasgar , e tempo de coser ,
tempo de estar calado , e tempo de falar ;
8. Tempo de amar , e tempo de odiar ,
tempo de guerra , e tempo de paz."
" Não sei ... se a vida é curta ...
Não sei ...
Não sei ...
se a vida é curta
ou longa demais para nós .
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido ,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser :
colo que acolhe ,
braço que envolve ,
palavra que conforta ,
siêncio que respeita ,
alegria que contagia ,
lágrima que corre ,
olhar que sacia ,
amor que promove.
E isso não é coisa do outro mundo:
é o que dá sentido à vida .
É o que faz com que ela
não seja nem curta ,
nem longa demais ,
mas que seja intensa ,
verdadeira e pura ...
enquanto durar ."
Cora Coralina