quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Alegria



" Quero saber se você é capaz de conviver

com a alegria , a minha ou a sua ,

de dançar com total abandono e deixar o

êxtase penetrar até a ponta dos seus dedos,

sem nos advertir que sejamos cuidadosos ,

que sejamos realistas , que nos lembremos das

limitações da condição humana ."



Oriah Montain Dreamer

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Tristeza




" Não me interessa saber que planetas estão

em quatratura com sua lua .

O que eu quero saber é se você já foi

até o fundo de sua própria tristeza ,

se as traições da vida o enriqueceram

ou se você se retraiu e se fechou ,

com medo de mais dor .

Quero saber se você consegue conviver

com a dor , a minha ou a sua , sem

tentar escondê-la , disfarçá-la ou remediá-la "


Oriah Mountain Dreamer

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Medo



" Não me interessa saber sua idade .

Quero saber se você correria o risco

de parecer tolo por amor , pelo seu

sonho , pela aventura de estar vivo ."


Oriah Mountain Dreamer

O Desejo



" Não me interessa saber como você ganha a vida .

Quero saber o que mais deseja e se ousa sonhar em

satisfazer os anseios do seu coração."


Oriah Mountain Dreamer

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Convite



" (...)

O Convite é uma declaração de intenções ,

um mapeamento dos anseios da alma ,

do desejo de viver apaixonadamente ,

cada um cara a cara consigo mesmo e

com a pele colada ao mundo que nos cerca ,

não aceitando senão o que é real .


(...)


Escrevi " O Convite " ao voltar de uma festa ,

bem tarde .

Estava agitada , decepcionada com uma noite gasta

com a costumeira conversa social.

Inquieta , sentei-me à mesa de trabalho no escuro,

e pus-me a ouvir os sons ao meu redor pouco a

pouco diminuírem à medida que a cidade se acomodava

para dormir. Ali , no silêncio , recebendo no quarto

a luz pálida de uma lâmpada da rua , peguei

uma caneta e escrevi o que de fato gostaria

de ter dito às pessoas com quem tinha estado

naquela noite ,usando como modelo um exercício

de redação que tinha aprendido num Workshop.

Quando terminei, sentei-me na penumbra

e li o que tinha escrito em voz alta para

a cidade adormecida. Ouvi meu anseio de estar

plenamente com os outros. E no silêncio que se

seguiu , escutei a voz do mundo , que algumas vezes

penso perceber tarde da noite , pedindo que

me lembrasse desse anseio ."


Oriah Mountain Dreamer , in " O Convite "


Amigos,

Nos próximos dias postarei os onze tópicos

do Convite , esperando que gostem , como gostei.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Definição do dia ...



Trechinho de crônica


"( ...) A felicidade é o estado da alma que

nos leva à sensação de plenitude emocional

mais abrangente que a condição humana é

capaz de atingir .

Em nome dela , passamos a existência atrás de

dinheiro , realização profissional e um lugar ao

sol . Por ela , damos o melhor de nós : ajudamos

o próximo , fazemos amigos , criamos filhos ,

cultivamos o espírito e passamos tanto tempo

à procura do amor .

(...)

A felicidade continuada , infelizmente , é privilégio

apenas da infância .

Só as crianças conseguem ser felizes por dias

inteiros , entretidas nas brincadeiras , perdidas

nos emaranhados da imaginação .

Na fase adulta , ela é pássaro de voo ágil que

nos visita já pronto a bater asas assim que o

primeiro pensamento incômodo nos vier à mente ."


Drauzio Varella, na crônica " Feliz Ano Novo" ,

publicada no jornal Folha de São Paulo , em 01/01/2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Um novo tempo ...



" Hoje é um novo dia

De um novo tempo que começou

Nesses novos dias , as alegrias

Serão de todos , é só querer

Todos nossos sonhos serão verdade

O futuro já começou


Hoje a festa é sua

Hoje a festa é nossa

É de quem quiser

Quem vier

A festa é sua

Hoje a festa é nossa

É de quem quiser

Quem vier ...



Música composta por :

Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta