quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Estatutos do Homem : artigo IV



" Fica decretado que o homem

não precisará nunca mais

duvidar do homem .

Que o homem confiará no homem

como a palmeira confia no vento ,

como o vento confia no ar ,

como o ar confia no campo azul do céu .


Parágrafo único :

O homem confiará no homem

como um menino confia em outro menino ."


Thiago de Mello





quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pé-de-vento :



" passou.

Sei que era ele

porque transformou

minha integridade

em pó de estrela .

Assoprou tanto ,

que me fez perdê-la

completamente .

Se ele regressar num repente ,

vou tentar detê-lo

para recuperar um fragmento

de claridade .

Pé-de vento.

Há de voltar .

levou meu brilho ,

mas deixou saudade ."



Flora Figueiredo , in " Amor a céu aberto "


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os Estatutos do Homem : artigo I



" Fica decretado que agora vale a verdade

agora vale a vida ,

e de mãos dadas ,

marcharemos todos pela vida verdadeira "



Thiago de Mello

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nascimento ...


" Setembro é mês alegre como maio " , declarou
Clarice Lispector na crônica Preguiça .
Concordo com ela porque desde o nascimento de meus
filhos , primeiro a Fernanda , em setembro , depois o
Felipe , em maio , estes meses sempre coloriram-se ,
para nós , de alegria .
Planejávamos todos os detalhes das festinhas infantis
realizadas em maio e setembro .
Convidávamos muita gente ; família , amigos e crianças
para comemorarmos a Vida !
Valeu a pena .
Hoje , 27 de setembro , nossa " menininha " , que cresceu ,
tornou-se médica e se casou , é quem nos receberá em
sua casa para cantarmos juntos : " Parabéns
..."

Fê , muitos beijos de todos nós .
Saúde e alegria , com as bençãos de Deus .

domingo, 26 de setembro de 2010

Os Estatutos do Homem : artigo XI


" Fica decretado , por definição

que o homem é um animal que ama

e que por isto é belo ,

muito mais belo que a estrela da manhã ."


Thiago de Mello

sábado, 25 de setembro de 2010

Fernando Pessoa , sempre ...


" O meu olhar é nítido como um girassol .

Tenho o costume de andar pelas estradas

Olhando para a direita e para a esquerda ,

E de vez em quando olhando para trás ...

E o que vejo a cada momento

É aquilo que nunca antes eu tinha visto ,

E eu sei dar por isso muito bem ...

Sei ter o pasmo essencial

Que tem uma criança se , ao nascer ,

Reparasse que nascera deveras ...

Sinto-me nascido a cada momento

Para a eterna novidade do Mundo ..."


Alberto Caeiro , in " O Guardador de Rebanhos "

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Congresso Internacional do Medo



" Provisoriamente não cantaremos o amor ,

que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos .

Cantaremos o medo , que esteriliza os abraços ,

não cantaremos o ódio porque esse não existe ,

existe apenas o medo ,

nosso pai e nosso companheiro ,

o medo grande dos sertões , dos mares , dos desertos ,

o medo dos soldados , o medo das mães ,

o medo das igrejas ,

cantaremos o medo dos ditadores ,

o medo dos democratas ,

cantaremos o medo da morte e

o medo de depois da morte ,

depois morreremos de medo

e sobre nossos túmulos nascerão flores

amarelas e medrosas . "



Carlos Drummond de Andrade