skip to main |
skip to sidebar
" Fica proibido o uso da palavra liberdade
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas .
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio ,
e a sua morada será sempre
o coração do homem ."
Thiago de Mello

"
Aqui em casa pousou uma esperança .
Não a clássica que tantas vezes verifica-se
ser ilusória , embora mesmo assim nos
sustente sempre . Mas a outra , bem concreta
e verde : o inseto.
Houve um grito abafado de um dos meus filhos :
_ Uma esperança ! e na parede bem em cima de
sua cadeira ! Emoção dele também que unia
em uma só as duas esperanças , já tem idade
para isso . Antes surpresa minha : esperança é
coisa secreta e costuma pousar diretamente em
mim , sem ninguém saber , e não acima de minha
cabeça numa parede .
Pequeno rebuliço : mas era indubitável , lá
estava ela ,e mais magra e verde não podia ser .
-Ela quase não tem corpo , queixei-me .
-Ela só tem alma , explicou meu filho e ,
como filhos são uma surpresa para nós ,
descobri com surpresa que ele falava das
duas esperanças."
Clarice Lispector , no conto " Uma Esperança "
" Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras .
Expulso do grande baú do medo ,
o dinheiro se transformará em uma espada
fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou ."
Thiago de Mello

" Eu te amo porque te amo .
Não precisas ser amante ,
e nem sempre sabes sê-lo .
Eu te amo porque te amo .
Amor é estado de graça
e com amor não se paga .
Amor é dado de graça ,
é semeado no vento ,
na cachoeira , no eclipse .
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários .
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim .
Porque amor não se troca ,
não se conjuga nem se ama .
Porque amor é amor a nada ,
feliz e forte em si mesmo .
Amor é primo da morte ,
e da morte vencedor ,
por mais que o matem ( e matam )
a cada instante de amor ."
Carlos Drummond de Andrade
" Fica decretado que a maior dor
sempre foi e será sempre
não poder dar-se amor a quem se ama
sabendo que é a água
que dá à planta o milagre da flor ."
Thiago de Mello
" Entre sótãos e porões segue o rio do meio .
Não interrompe seu curso quando dormimos ou
comemos , quando amamos ou nos frustamos ,
quando executamos projetos ou achamos que a nossa
força acabou .
Na margem , garças distraídas .
Inesperadamenre uma delas joga-se no que parece
o mergulho definitivo , mas voltará depois de
varar o escuro , bico apontado para um sol que
já não cega mais .
Uma torrente vara a nossa casa : demora-se no
cotidiano , dispara nas euforias , arrasta destroços
ou empurra esperanças , às vezes por gargantas
noturnas .
Mas há de emergir - com os ímpetos de um parto -
numa explosão de claridade . Isso , somos ."
Lya Luft , in " O rio do meio "
" No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E , no planeta , um jardim,
e, no jardim , um canteiro ;
no canteiro uma violeta ,
e , sobre ela , o dia inteiro ,
entre o planeta e o sem-fim ,
a asa de uma borboleta ."
Cecília Meireles