terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Pavão



" Eu considerei a glória de um pavão ostentando

o esplendor de suas cores ; é um luxo imperial .

Mas andei lendo livros , e descobri que aquelas

cores todas não existem na pena do pavão .

Não há pigmentos .


O que há são minúsculas bolhas d 'água

em que a luz se fragmenta , como um prisma .

O pavão é um arco-íris de plumas .



Eu considerei que este é o luxo do grande artista ,

atingir o máximo de matizes com o mínimo de

elementos . De água e luz ele faz seu esplendor ;

seu grande mistério é a simplicidade .

Considerei , por fim , que assim é o amor , oh!

minha amada ; de tudo que ele suscita e esplende

e estremece e delira em mim existem apenas meus

olhos recebendo a luz de seu olhar .

Ele me cobre de glórias e me faz magnífico ."


Rubem Braga , in " Ai de ti , Copacabana "

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dona Doida



" Uma vez , quando eu era menina ,

choveu grosso , com trovoadas e

clarões , exatamente como chove

agora .

Quando se pôde abrir as janelas ,

as poças tremiam com os últimos pingos .

Minha mãe , como quem sabe que vai

escrever um poema , decidiu inspirada :

chuchu novinho , angu , molho de ovos .

Fui buscar os chuchus e estou voltando

agora , trinta anos depois .

Não encontrei minha mãe .

A mulher que me abriu a porta ,

riu de dona tão velha ,

com sombrinha infantil e coxas à mostra .

Meus filhos me repudiaram envergonhados ,

meu marido ficou triste até a morte ,

e eu fiquei doida no encalço .

Só melhoro quando chove ."


Adélia Prado

domingo, 28 de novembro de 2010

Guimarães Rosa



" Tem horas antigas que ficaram

muito mais perto da gente do

que outras , de recente data .

O senhor mesmo sabe ."


Guimarães Rosa

sábado, 27 de novembro de 2010

Citação do dia ...



" É melhor ser alegre que ser triste

Alegria é a melhor coisa que existe

É assim como a luz no coração ."


Vinicius de Moraes /Baden Powell


in, Samba da Benção

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mar de menina



" Havia um mar ,

e ali brotava uma ilha

povoada de lobos e pensamentos .

Havia um fundo escuro e belo

onde os naúfragos dançavam

como sereias .

Havia ansiedade e abraço .

Havia âncora e vaguidão .



Brinquei com peixes e anjos ,

fui menina e fui rainha ,

acompanhada e largada ,

sempre a meia altura

do chão .



A vida um barco , remos ou ventos ,

tudo real e tudo

ilusão ."



Lya Luft




quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amigo Querido



" Por onde andamos nós ,

que raramente nos falamos ?

Engolidos pela pressa , ou

pela saga do compromisso?

Ó Deus , que maratona é essa ?



Deixo um recado de saudade para

você pensar .

Por mais que a vida corra e o

mundo agite , por favor acredite :

o nosso coração não muda de lugar .



O tempo e a distância costumam nos

arrastar.

É como se folhas de outono se separassem

pelo sopro de algum vento .

Mas nosso coração não muda de lugar .




Conservo a mão estendida , o peito aberto,

o ombro compreensivo , o pensamento alerta .

A qualquer hora você pode chamar .

O meu carinho permanece vivo.

É que nosso coração não muda de lugar ."





Flora Figueiredo



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Poema de Ryokan : Monge Budista



" Pensar viagens

toda noite me leva

a um pouso diferente

mas o sonho que sonho

é sempre o mesmo:

um lar ."