sábado, 31 de março de 2012

O TEU RISO



" Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria."


Pablo Neruda

sexta-feira, 30 de março de 2012

GUIMARÃES ROSA



" O real não está nem na saída nem na chegada :

ele se dispõe para a gente é no meio da travessia ."



Guimarães Rosa , in " Grande Sertão Veredas "

Citação do dia ...



" Não posso iluminar no outro aquilo que é

escuridão em mim ."


Nelson Mandela

quinta-feira, 29 de março de 2012

Millôr Fernandes



Morreu às 21:00 horas de anteontem ,

Millôr Fernandes .

Um dos maiores frasistas do país ,jornalista ,

desenhista , escritor , pintor , tradutor ,

autor teatral , apresentador de tv , poeta .

Ele nos deixa uma vasta obra que ilustra sete décadas

da vida cultural , social e política do Brasil .


Alguns HAICAIS de Millôr

" Eu sofro de minfobia

Tenho medo de mim mesmo

Mas me enfrento todo dia ."


" Vocês não sabem , eu sei

Como é duro ser

Mais realista que o rei ."


" Viva o Brasil

Onde o ano inteiro

É primeiro de abril "


" É meu conforto

Da vida só me tiram

Morto ."


Millôr Fernandes ( 1923-2012)

terça-feira, 27 de março de 2012

Família é prato difícil de preparar



" Família é prato difícil de preparar.
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, principalmente
no Natal e no Ano Novo.
Pouco importa a qualidade da panela,
fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.
Não é para qualquer um.
Os truques, os segredos, o imprevisível.
Às vezes, dá até vontade de desistir.
Preferimos o desconforto do estômago vazio.
Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação
sobre o que se vai comer e aquele fastio.
Mas a vida, (azeitona verde no palito)
sempre arruma um jeito de nos entusiasmar
e abrir o apetite.
O tempo põe a mesa, determina o número de
cadeiras e os lugares.
Súbito, feito milagre, a família está servida.
Fulana sai a mais inteligente de todas.
Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão
e comunicativo, unanimidade.
Sicrano, quem diria? Solou, endureceu,
murchou antes do tempo.
Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante.
Aquele o que surpreendeu e foi morar longe.
Ela, a mais apaixonada.
A outra, a mais consistente.
E você? É, você mesmo, que me lê
os pensamentos e veio aqui me fazer companhia.
Como saiu no álbum de retratos?
O mais prático e objetivo? A mais sentimental?
A mais prestativa?
O que nunca quis nada com o trabalho?
Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero
e do grau comparativo.
Reúna essas tantas afinidades e antipatias que
fazem parte da sua vida.
Não há pressa. Eu espero. Já estão aí?
Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua,
a faca mais afiada e tome alguns cuidados.
Logo, logo, você também estará cheirando a
alho e cebola.
Não se envergonhe de chorar.
Família é prato que emociona.
E a gente chora mesmo.
De alegria, de raiva ou de tristeza.
Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor
do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza,
estas especiarias, que quase sempre vêm da África e
do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a
família muito mais colorida, interessante e saborosa.
Atenção também com os pesos e as medidas.
Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto,
é um verdadeiro desastre.
Família é prato extremamente sensível.
Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.
Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional.
Principalmente na hora que se decide meter a colher.
Saber meter a colher é verdadeira arte.
Uma grande amiga minha desandou a receita de
toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita
da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão.
Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini;
Família à Belle Meunière; Família ao Molho Pardo,
em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria.
Família é afinidade, é ?à Moda da Casa?.
E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas.
Outras apimentadíssimas.
Há também as que não têm gosto de nada,
seriam assim um tipo de Família Dieta,
que você suporta só para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido
sempre quente, quentíssimo.
Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e
transmitindo o que sabe no dia a dia.
A gente cata um registro ali,de alguém que sabe e conta,
e outro aqui, que ficou no pedaço de papel.
Muita coisa se perde na lembrança.
Principalmente na cabeça de um velho
já meio caduco como eu.
O que este veterano cozinheiro pode dizer é que,
por mais sem graça, por pior que seja o paladar,
família é prato que você tem que experimentar e comer.
Se puder saborear, saboreie.
Não ligue para etiquetas.
Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana,
na louça, no alumínio ou no barro.
Aproveite ao máximo!
Família é prato que, quando se acaba,
nunca mais se repete."




Francisco Azevedo , in " O Arroz de Palma "



domingo, 25 de março de 2012

Coração é terra que ninguém vê



" Quis ser um dia , jardineira

de um coração .

Sachei , mondei - nada colhi .

Nasceram espinhos

e nos espinhos me feri .


Quis ser um dia , jardineira

de um coração .

Cavei , plantei .

Na terra ingrata

nada criei .


Senhor da Parábola ...

Lancei a boa semente

a gestos largos ...

Aves do céu levaram .

Espinhos do chão cobriram .

O resto se perdeu

na terra dura

da ingratidão .


Coração é terra que ninguém vê

- diz o ditado .

Plantei , reguei , nada deu, não .

Terra de lageado , de pedregulho ,

- teu coração .

Bati na porta de um coração.

Bati. Bati . Nada escutei .

Casa vazia . Porta fechada ,

foi o que encontrei ."


Cora Coralina

sábado, 24 de março de 2012

Martha Medeiros



" Você bem que podia ter surgido na minha vida

vinte anos atrás , quando eu ainda tinha planos

quinze anos atrás , quando eu estava me formando

onze anos atrás , quando eu morava sozinha

dez anos atrás , quando eu ainda era solteira

seis anos atrás , quando eu estava tentando

dois meses atrás , quando sobrava alguma força

ontem à noite eu ainda estava te esperando ."