quinta-feira, 3 de junho de 2010

JOSÉ ORTEGA Y GASSET




Tive contato com Ortega y Gasset ,

durante a faculdade ,

estudando filosofia do direito .

A chave da filosofia orteguiana ,

baseia-se no famoso enunciado:

" Eu sou eu e minha circunstância ,

e se não a salvo não me salvo eu ."

Anos mais tarde , já fazendo o mestrado ,

nas aulas de direito constitucional ,

a cargo da professora doutora Maria Garcia ,

entusiasta da obra do filósofo ,discutiu-se ,

várias vezes , a fórmula empregada por ele ,

para que fosse entendida em sua plenitude .

Compreendi e creio , sim , na afirmação do filósofo :

" Eu sou eu e minha circunstância ,e se não a salvo

não me salvo eu ."

Minha circunstância faz parte de mim ,

necessito dela para ser eu .

A circunstância me é imposta :

eu vivo aqui e agora ,sem ter escolhido

nem o meu tempo , nem o meu país .

Viver é o que eu faço e o que me acontece .

E o que me acontece é estar aqui e agora às voltas

com uma circunstância com a qual tenho que fazer

algo para viver .

Porque minha vida me é dada ,mas não me é dada feita ,

tenho eu mesma que preenchê-la com meu esforço ,

fazendo uso da minha liberdade .

A circunstância não aponta numa só direção ,

mas em múltiplas , sendo uma delas a que devo seguir .

Assim , decido a cada instante o que vou fazer ,

sou forçada a avaliar cada uma das possibilidades

abertas pela circunstância à minha frente ,

para verificar a possibilidade que me convém .

Portanto , para salvar a circunstância

é preciso compreendê-la ,pois o homem só assume

a plenitude de sua capacidade quando adquire toda

a consciência de sua circunstância .

A circunstância de Ortega era a Espanha .

Sua vida foi toda de serviço pela salvação da

Espanha , o que lhe permitiu realizar-se como ele mesmo ,

Ortega y Gasset , na máxima atualização de sua vocação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário