terça-feira, 26 de março de 2019

RICARDO GONDIM

foto retirada da net 

Partilho com vocês um texto  que muito me agrada .
Tem sido atribuído a vários autores , entre eles ,  
Mario de Andrade  e Rubem Alves . 
Entretanto , seu autor é o escritor  Ricardo Gondim  e está 
presente no seu livro  , " Eu creio , mas  Tenho Dúvidas " .

Vamos  a  ele :

TEMPO  QUE FOGE    

" Descobri que terei menos tempo para  viver daqui para  frente 
do que já vivi até agora .
Sinto-me  como aquele menino  que ganhou uma bacia de 
jabuticabas .
As primeiras ,  ele chupou  displicentemente  ,  mas 
percebendo que faltavam poucas , passou a roer o caroço .

Já não tenho tempo  para lidar com mediocridades .
Não quero estar em reuniões  onde desfilam egos inflados .
Não tolero gabolices .
Inquieto-me  com invejosos querendo destruir  quem 
eles admiram  , cobiçando seus lugares ,  talentos e sorte .

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos .
Não participarei  de conferências que estabelecem 
prazos fixos  para reverter a miséria do mundo .
Não vou mais a workshops  onde se ensina  como 
converter milhões  usando uma fórmula de 
poucos pontos .
Não quero que me convidem para eventos 
de um fim de semana com a proposta 
de  abalar o milênio .

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis 
para discutir estatutos ,  normas , procedimentos 
parlamentares  e regimentos internos .
Não gosto de assembleias ordinárias  em que as
organizações procuram se proteger e se perpetuar 
através de infindáveis detalhes organizacionais .

Já não tenho para administrar melindres  de
pessoas que ,  apesar da idade cronológica , 
são imaturas .
Não quero ver os ponteiros do relógio 
avançando em reuniões  de " confrontação ",
para " tirar fatos a limpo " .
Detesto  fazer    acareação  de desafetos 
que brigaram  pelo majestoso  cargo de 
secretário do coral .

Já não tenho tempo para debater vírgulas , 
detalhes gramaticais sutis ,  ou as diferentes 
traduções da Bíblia .
Não gosto de ficar explicando  porque gosto
da Nova Versão  Internacional  das Escrituras ,
só porque um grupo  a considera herética .
Gosto ,  e ponto final  !
Lembrei-me de Mario de Andrade , que afirmou :
" As pessoas não debatem  conteúdos, apenas rótulos . "
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos .

Já não tenho tempo de ficar explicando se estou
ou não perdendo a fé , porque admiro a poesia de
Chico Buarque  e de Vinicius  de Moraes ; 
a voz  de Maria Bethânia ;
 os livros de Machado de Assis , de Thomas Mann,
de  Ernest  Hemingway   e de José Lins do Rego .

Sem muitas jabuticabas na bacia , quero viver 
ao lado de gente muito humana , 
que saiba rir  de seus tropeços ,
não se encanta com triunfos ,
não se considera eleita para a " última hora ",
não foge de  sua mortalidade ,
defende a dignidade dos marginalizados ,
e deseja andar humildemente com Deus .
Caminhar perto destas pessoas  nunca será
perda de tempo " 

Som  na  caixa ...



6 comentários:

  1. Um texto maravilhoso, sem sombra de dúvida!
    acho que estou chegando nesse estado de coisas também.
    E literalmente, percebi que nunca comi uma jabuticaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana , já cheguei ao que descreve o autor .
      Período bom onde só fazemos o que nos agrada deixando de lado coisas que nos apequenam .
      Adorei sua visita .
      Beijos

      Excluir
  2. Lindo texto e que bom que restauraste o verdadeiro autor! Vale sempre saber certo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, precisamos dar os créditos a quem de direito , né ?
      Feliz que tenha vindo e gostado . Beijos

      Excluir
  3. Belíssimo texto.Adorei. :))

    Hoje:- Silêncio, em sentimento profundo.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir