segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Citação do dia



" Quem conhece Deus

sente as coisas internas

e é amigo dos morangos

que nunca morrem."


Henrique do Valle , in " Os morangos são eternos "

domingo, 5 de dezembro de 2010

Extremos da paixão


( ...)

" Andei pensando nesses extremos da paixão ,

quando te amo tanto e tão além do meu ego

que - se você não me ama : eu enlouqueço , eu

me suicido com heroina ou eu mato o presidente .

Me veio um fundo desprezo pela minha/nossa

dor mediana , pela minha/nossa rejeição amorosa

desempenhando papéis tipo sou - forte-seguro-essa

sou-mais-eu .

Que imensa miséria o grande amor -depois do não,

depois do fim - reduzir-se a duas ou três frases

frias ou sarcásticas .

Num bar qualquer , numa esquina da vida .

Ai , que dor : que dor sentida e portuguesa de

Fernando Pessoa - muito mais sábio- que nunca

caiu nessas ciladas .

Pois como já dizia Drummond , " o amor caro (a)

colega esse não consola nunca de núncaras . "

E apesar de tudo eu penso sim , eu digo sim ,

eu quero Sins ."



Caio Fernando Abreu , in Pequenas Epifanias

sábado, 4 de dezembro de 2010

CANTIGA QUASE DE RODA



" ( ... )

Na roda do mundo ,

mãos dadas aos homens ,

lá vai o menino

rodando e cantando

cantigas que façam

o mundo mais manso ,

cantigas que façam

a vida mais doce

cantigas que façam

os homens mais crianças ."




Thiago de Mello

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que se foi



" O que se foi se foi .

Se algo ainda perdura

é só a amarga marca

na paisagem escura .


Se o que se foi regressa ,

traz um erro fatal :

falta-lhe simplesmente

ser real .


Portanto , o que se foi ,

se volta , é feito morte .

Então porque me faz

o coração bater tão forte ?


Ferreira Gullar

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hannah Arendt



Descobri Hannah Arendt há mais de trinta anos ,

nas aulas de direito internacional ministradas pelo

professor doutor Celso Lafer , que foi seu aluno na

Universidade de Cornnel em seus estudos de pós-

graduação .

Ele nos descrevia a filósofa como uma mulher de

elegância sóbria com uma presença pessoal vigorosa.

Afirmava que suas exposições deixavam a todos os

alunos não só deslumbrados , como também convencidos


que estavam diante de alguém que conhecia ,

dominava e tinha refletido com muita

vitalidade e de maneira muito pessoal sobre toda a

trajetória da cultura ocidental .

Mais tarde , lendo algumas obras da autora ,

percebi que ela não era apenas uma intelectual ,

uma filósofa, uma escritora , mas também ,

uma mulher que conhecia o sofrimento e

o esfacelamento de cada um .

Nas palavras de Laure Adler , autora do livro ,

" Nos passos de Hannah Arendt " :

" Ler Hannah Arendt é se alongar numa tarde

de verão bem quente num campo onde a grama acaba

de ser podada e olhar para o sol .

Levantar , ir descalça até o regato e caminhar ,

com os tornozelos cobertos de água gelada ,

sobre os calhaus .

O corpo arde , a cabeça gira ,

o espírito está em chamas ."




Hannah Arendt



" Sinto-me um animal para o qual todos

os acessos estão fechados .

Não posso mais me entregar , pois ninguém

me quer do jeito que sou ; todos sabem

mais de mim do que eu ."


Hannah Arendt a Karl Jaspers ,

19 de fevereiro de 1965

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O que é amor ?




" Passei a ocupar meus dias pensando sobre o que ,

afinal,é isso que todo mundo enche a boca para

chamar de amor , como se fosse algo simplificado ,

defina em meia dúzia de frases , é fácil , querida .

É fácil ? Pois a querida não entende como uma

palavrinha simples formada por duas vogais e duas

consoantes pode absorver um universo de sensações

contraditórias , diabólicas , insensatas ,

incandescentes e intraduzíveis .

O que é amor ?

Já tentei explicar a mim mesma e , por mais que

tente , jamais conseguirei atingir a essência dessa

anarquia que dispensa palavras ."




Martha Medeiros , in " fora de mim "