sábado, 11 de janeiro de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA

Mark  Keller 

(...)
" Acreditei que se amasse de novo
esqueceria outros
pelo menos três  ou  quatro rostos  que amei
Num  delírio de arquivística 
organizei  a memória em alfabetos
 como quem conta carneiros e amansa 
no entanto flanco aberto não esqueço
e amo em ti os outros  rostos ."

Ana  Cristina  César 
in , " Inéditos  e Dispersos  "

Som  na  caixa ...




domingo, 5 de janeiro de 2014

ALGUMAS PERGUNTAS ...

La  Sebastiana ( imagem da net )

"  A quién  le puedo preguntar
qué vine  hacer en este mundo ?"

" Y por qué  el sol  es tan simpático 
en el jardín  del hospital ?"

" Fue adonde a mí  me perdieron 
que logré por fin encontrarme ? "

" No será  nuestra vida  un túnel 
entre dos vagas claridades ?"

" Sufre más el que espera siempre 
que aquel que nunca esperó  a nadie ? "

" Dónde  termina el arco iris ,
en tu alma o en el horizonte ? "      

Pablo Neruda 
in , " Libro de las preguntas "

A página de hoje , a primeira de 2014 ,
é para um grande e querido amigo ,
José Kalick .
Infelizmente , para nós: família ,  amigos ,
colegas de trabalho , onde também me incluo  ,
ele perdeu a guerra que travava para viver ,
nas vésperas do último Natal .
Homem cultíssimo . Leitor voraz .
Gostava de poesia e Neruda  era por ele citado 
amiúde .
Quando estive em Valparaíso   visitando 
a última  das casas do poeta , La Sebastiana ,
trouxe  para ele  , da lojinha de lá , o 
" Libro de las preguntas " que ainda não havia
sido publicado no Brasil .
Ficou contente .
Meses depois , várias das mais de cem perguntas
contidas no livro  faziam parte de seu extenso
vocabulário .
Ele nos fará muita  falta .
O que nos conforta é acreditar que um dia
estaremos todos juntos novamente . 
                 
Som  na  caixa ...


domingo, 29 de dezembro de 2013

VEM , 2014 !

photo  by Rarinda Prakarsa 

" Eu quero 
um punhado de estrelas maduras 
eu quero 
a doçura do verbo viver ."

Caio  Fernando Abreu 

Um  Novo Ano com muita Saúde , Alegria e Paz .

Beijos  a todos 

Som  na  caixa ...



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O NATAL ESTÁ CHEGANDO

 
" Há  dor e alegria no Natal .
Na vida , há solidão e carinho , ausências  e
reencontros , mesa farta e miséria .
O Natal não é mais  do que um momento
em que a vida se exacerba : nasce um deus
dentro de cada um , pródigo em declarações
de amor , cheio de promessas de paz  na Terra .
Para  ele , brilha por uma noite uma estrela guia ,
um deus  pobre  e nu , acalentado , a quem reis
e amigos  trazem ouro , incenso e mirra , ou quem
sabe um vinho , um livro ou um bombom .
O deus que cada um de nós  é  , cedo ou tarde
encontrará  seu judas , morrerá  na cruz .
Mas  terá  tido sua  noite  feliz , 
sua noite  de criança .
Feliz  Natal !  "
 
 
Rosiska  Darcy de Oliveira ,
na crônica  " Feliz  Natal "
 
Meus amigos ,
agradeço a presença de vocês  neste 
espaço  e lhes desejo  um Natal  abençoado e  repleto
de alegria junto dos  que  lhes  são  caros .
Um abraço grande onde caibam todos .
Beijo  cada um .
 
Som  na  caixa ...
 
 
 

domingo, 15 de dezembro de 2013

AURORA BOREAL

Alex  Alemany
 
" Tenho quarenta janelas
nas  paredes  do meu quarto .
Sem vidros  nem bambinelas
posso ver  através  delas
o mundo em que me reparto .
Por  uma  entra  a  luz do Sol
por outra a luz do luar ,
por outra  a luz das estrelas
que andam no céu a rolar .
Por esta entra  a Via Láctea 
como um vapor de algodão,
por aquela  a luz  dos homens ,
pela outra a escuridão . 
Pela  maior  entra  o espanto,
pela  menor  a certeza ,
pela  da frente  a  beleza
que inunda de canto a canto .
Pela  quadrada  entra a esperança
de quatro  lados  iguais ,
quatro arestas ,
quatro vértices ,
quatro  pontos  cardeais .
Pela  redonda  entra  o  sonho ,
que  as vigias  são redondas
e  o  sonho  afaga  e  embala
à  semelhança  das ondas .
Por  além  entra  a  tristeza ,
por  aquela  entra  a  saudade
e o  desejo , e a humildade ,
e  o  silêncio , e  a surpresa ,
e  o  amor  dos  homens , e o  tédio ,
e  o  medo  e  a  melancolia ,
e  essa  fonte  sem  remédio
  que  se  chama  poesia  ,
e  a  inocência , e  a  bondade ,
e  a  dor  própria , e  a dor  alheia ,
e  a paixão que se incendeia ,
e  a  viuvez  e  a  piedade ,
e  o  grande  pássaro branco,
e  o  grande  pássaro  negro 
que se olham obliquamente  ,
arrepiados de medo ,
todos  os  risos  e choros ,
todas  as  fomes  e sedes ,
tudo alonga  a  sua  sombra
nas  minhas  quatro paredes .
 
Oh  janelas  do  meu quarto ,
quem  vos  pudesse  rasgar !
Com  tanta  janela  aberta
falta-me  a luz  e  o  ar. "
 
António Gedeão
in , " Teatro do Mundo "  
 
 
Som  na  caixa ...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

93º ANIVERSÁRIO DE CLARICE LISPECTOR

 
" ( ...)
 Olharam-se  sem palavras , desalento contra desalento .
Que foi que se disseram ?
Não se sabe .
 Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente,
pois não havia tempo . 
Sabe-se também que sem falar eles se pediam .
Pediam-se com urgência ,
 com encabulamento , surpreendidos .
Mas  ambos  eram comprometidos .
 Ela  com  sua infância impossível .
 ( ...) Ele com sua natureza aprisionada .
Ela ficou espantada , com o acontecimento nas mãos .
Acompanhou-o com os olhos pretos
que mal acreditavam ,
até  vê-lo  dobrar  a outra  esquina .
Mas  ele foi mais forte que ela .
Nenhuma só vez olhou para trás ."
 
 
Clarice Lispector ,
no conto " Tentação "
 
Som  na  caixa ...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PLANTAREMOS ESTES ARBUSTOS

Danielle Richard
 
" Plantaremos  estes  arbustos 
que darão flor apenas
daqui a três anos .
 
Plantaremos  estas  árvores 
que darão fruto um dia ,
mas só depois de dez  anos .
 
Não plantaremos jardins de amor ,
porque imediatamente
abrem tristeza e saudade .
 
Não plantaremos lembranças ,
porque estão desde já  e para sempre
carregadas de lágrimas ."
 
Cecília  Meireles
 
Som  na  caixa ...