quarta-feira, 31 de outubro de 2012

110 º ANIVERSÁRIO DE DRUMMOND

 
A  UM  AUSENTE
 
" Tenho  razão  de  sentir  saudade ,
tenho razão de te acusar .
Houve um pacto implícito que rompeste
 e  sem te despedires foste  embora .
Detonaste o pacto .
Detonaste  a vida geral , a comum aquiescência
de  viver  e  explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta  sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair .
 
Antecipaste a hora .
Teu ponteiro enlouqueceu ,
enlouquecendo  nossas  horas .
Que poderias ter feito de mais  grave
do que o ato sem continuação , o ato em si ,
o ato que não ousamos nem sabemos  ousar
porque depois dele não há nada ?
 
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência  em falas camaradas,
simples apertar de mãos , nem isso , voz
modulando sílabas  conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança .
 
Sim , tenho saudades .
Sim , acuso-te  porque fizeste
o não previsto  nas leis  da amizade e da natureza
nem nos deixaste  sequer o direito de indagar
porque o fizeste , porque te foste ."

terça-feira, 30 de outubro de 2012

POEMA DE HOJE ...

Barbara Cole
 
"  o vento
vai me trazer
sopros
surpresas
você
o vento
vai me trazer
de volta ."
 
 
Alice  Ruiz , in " Dois  em  Um "

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO

                                                   Salvador  Dalí

              ( ...) "  Oh ! Bendito  o que semeia
                         Livros ... livros à mão cheia ...
                         E  manda  o povo pensar !
                         O  livro caindo n'alma
                          É  germe - que faz  a palma ,
                         É  chuva - que faz  o  mar ."


                              Castro Alves , in
                           "  O  Livro e a América "

 

O primeiro presente do blog !

 
Hoje  tive  a grata surpresa  de ser
presenteada pela poeta Nádia Santos
do blog, soltandoamente.blogspot.com.br
  com o Selo/ Prêmio Dardos .
 
 
Informações sobre o SELO/PRÊMIO
 

O Prêmio Dardos foi criado pelo escritor

espanhol Alberto Zambade.
 
 
No ano de 2008 concedeu no seu blog Legendas de "EL Pequeño Dardo" o primeiro Prêmio Dardos
a quinze blogs selecionados por ele. Ao divulgar
o prêmio, Zambade solicitou aos blogs premiados
que também indicassem outros blogs ou sites
considerados merecedores do prêmio. Assim a
Premiação se espalhou pela Internet.

Cada ganhador do selo deve continuar a fazer
premiação (se quiser, é claro) aos blogs que por
ele considerar merecedores, seguindo as regras a
pedido do criador do selo:

1. Exibir a imagem do selo em seu blog.
2. Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação.
3. Escolher outros quinze blogs a quem entregar
o prêmio dardos.
4. Avisar os escolhidos.
 


           MEUS  PRESENTEADOS   :

        http://ninitelles.blogspot.com.br
        http://suzewekblogspot.com.br
       http://valeriasouza-telas.blogspot.com.br
       http://laispintodealmeida.blogspot.com.br
      http://cristianlisandru.blogspot.com.br
     http://osretratosdamente.blogspot.com.br
     http://felizjunior.blogspot.com.br
      http://frivolidadesdandrea.blogspot.com.br
     http://artegenesis.blogspot.com.br
      http://walkyria-voarlonge.blogspot.com.br
       http://iamfotonico.blogspot.com.br
    http://poesiasinval.blogspot.com.br   
     http://danysempre.blogspot.com.br
     http://amalia2112.blogspot.com.br
    http://ac-www.interioridade.blogspot.pt/

                    
    Agradeço a poeta Nádia Santos que ofertou
    o prêmio ao blog  me deixando muito contente , 
   entrego o selo/prêmio  a blogs amigos
   que estão sempre   comigo ,  e ,
    finalmente , faço  minhas as palavras de 
    Rosiska Darcy de Oliveira :
    " Dar presentes é se dar de presente ,
      para que o outro lhe guarde consigo.
      O presente é fantasia , aquela alegria  que
      se quer dar , a alegria que , ainda que por
      um minuto , queremos ser  na vida de alguém ."  



                    Beijo  e abraço  todos

                                   Marisa   
                               
                                                                   

                                
   




                              

 
 

domingo, 28 de outubro de 2012

PAULO LEMINSKI

 
"  esta  vida  é  uma  viagem
pena eu estar
só de passagem ."
 
 
 

SINTONIA PARA PRESSA E PRESSÁGIO

Eric  Montoya
 
" Escrevia  no  espaço .
Hoje , grafo no tempo ,
na pele, na palma , na pétala ,
luz do momento .
Soo na dúvida  que separa
o silêncio de quem grita
do escândalo que cala ,
no tempo , distância , praça ,
que a pausa , asa , leva
para  ir do percalço ao espasmo .
 
Eis  a voz , eis o deus , eis a fala
eis que a luz se acendeu na casa
e não cabe mais na sala .
 
 
Paulo Leminiski

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JOSÉ SARAMAGO

 
( ...)     " Não   é  verdade.
A  viagem  não acaba   nunca .
Só   os  viajantes  acabam .
E  mesmo  estes podem prolongar-se
em memória , em lembrança , em  narrativa .
Quando  o  viajante  se  sentou  na  areia
da  praia  e  disse :
 " Não há  mais que ver " , sabia  que  não
era  assim . 
 O  fim  duma  viajem é apenas  o  começo doutra .
É  preciso  ver  o   que não  foi  visto ,
ver  outra  vez  o que   se  viu já ,
ver  na  Primavera  o  que  se  vira  no  Verão ,
ver  de  dia  o  que  se  viu  de  noite ,
com  Sol onde  primeiramente  a  chuva  caía ,
ver  a  seara  verde , o fruto  maduro ,
a pedra  que  mudou   de  lugar, 
a sombra  que  aqui  não  estava .
 
É  preciso voltar  aos  passos  que  
foram  dados , para  os  repetir,  e para  
 traçar  caminhos  novos  ao lado deles  .
É  preciso  recomeçar  a  viagem . Sempre .
O  viajante  volta  já ."
 
in , " Viagem  a  Portugal "