sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As influências



" Tenho medo das inflitrações , amo

as influências .

As infiltrações nos tornam úmidos e

balofos e nos apodrecem por dentro .

Tiram a nossa marca pessoal , apagam o

nosso estilo próprio , desfiguram a natureza ,

o modo de ser e de se expressar da gente .

O erudito corre sempre o risco de se tornar

um "infiltrado ."

As influências , essas são benéficas ;

consolidam a nossa personalidade , retificando-as

em seus desdobramentos , canalizando as suas demasias .

Graças a elas , ganhamos caráter , isto é ,

tornamo-nos maduros , com aquela marca pessoal

que dá o toque de singularidade ao que criamos .

As influências nos devolvem homogeneamente ,

na direção do que já somos em projeto .

Eu , de mim sinto e confesso que recebi influências

até do diabo . E disto não me arreceio , e disto gosto ,

e não me envergonho ; e me orgulho .

E influências se cruzando e entrecruzando em mim ,

fui me tecendo de alheios fios , tornados meus pela

compreensão , como se límpido espelho me fosse

descobrindo o mais secreto rosto , a mais escondida ,

a verdadeira face de mim mesmo ."




Daniel Lima , in " Homenagem aos que

( fora os meus pais ) me fizeram "

Nenhum comentário:

Postar um comentário