domingo, 9 de dezembro de 2012

MIA COUTO

Lauri Blank
 
" Para  sempre  me  ficou  este  abraço .
 Por via desse cingir de corpo minha vida  se mudou .
Depois desse abraço , trocou-se , no mundo ,
 o fora pelo dentro .
Agora , é dentro que tenho pele .
Agora , meus olhos se abrem  apenas
 para  as funduras da alma .
 Nesse  reverso, a poeira da rua me suja  é o coração .
 Vou  perdendo  noção de mim , vou desbrilhando .
E  se  eu  peço  que  ele regresse  é 
 para  sua  mão peroleira
me  descobrir  ainda cintilosa por dentro .  
Todo este  tempo me madreperolei  ,
 me enfeitei de lembrança. "
 
 
in , " Na Berma  de Nenhuma Estrada "


sábado, 8 de dezembro de 2012

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

 
" Conto  até cem  e, se não chegares antes dos cem ,
vou-me embora . Não chegaste antes dos cem .
Conto de cem a um  e, se não chegares  antes do um ,
vou-me  embora . Não chegaste antes do um .
Conto  dez automóveis pretos e , se não chegares
antes dos dez automóveis pretos , vou-me embora .
Não chegaste antes dos dez automóveis pretos .
Nem  antes  dos quinze  táxis  vazios .
Nem  antes  dos  sete  homens carecas .
Nem  antes das nove  mulheres  loiras .
Nem  antes  das quatro ambulâncias .
Nem  sequer  antes  dos  três  corcundas 
 e, entretanto , começou  a  chover ."

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VERSOS DE HOJE ...

Eva Breuer
 
" Entrego-te  as  palavras  mais  brandas
que  entre  os  meus  dedos  construí
para alimentar de ti os recantos da casa
invadindo o coração da noite
 
Entrego-te  as  palavras  com  a  redonda  luz
das  maçãs  sobre a mesa e o rumor da água 
rasgando o caminho da paixão
em horas que já não conseguimos  sem ajuda
recordar
mas que habitam a mais frágil memória de nós próprios
 
Palavras  jorrando dos meus olhos
invadindo-te  o  sono  e  tropeçando
nas esquinas das frases que decoro
ao longo dos veios da tua pele
 
E  a  verdade é que nunca terei outra história
para além da que nos aconteceu
e que ficamos à espera  de um dia perceber melhor
porque nunca ninguém se prepara convenientemente
para a chegada do amor
e ele é sempre um convidado estranho
sentado em silêncio na penumbra da sala
olhando os quadros , o chão , o teto
 
Como um velho parente da província
com medo de dizer o que não deve ."
 
 
Alice Vieira ,
in " Dois corpos tombando na água " 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AVESSO

Wendy  Ng
 
" Pode  parecer  promessa
mas eu sinto que você é a pessoa
mais parecida  comigo
que eu conheço
só que do lado do avesso .
 
Pode  ser  que seja engano
bobagem  ou  ilusão
de ter você  na  minha ,
mas acho que com você eu me esqueço
e em seguida  eu  aconteço .
 
Por isso  deixo aqui meu endereço
se você  me procurar
eu apareço ,
se você  me  encontrar
te  reconheço . "
 
Alice  Ruiz

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NÃO TE RENDAS

 
Anna  e  Elena Balbusso
 
" Não  te  rendas , ainda é  tempo
De se ter objetivos  e começar de novo ,
Aceitar  tuas  sombras ,
Enterrar  teus   medos
Soltar  o  lastro ,
Retomar  o  vôo .
 
Não  te  rendas  que a vida é isso  ,
Continuar  a  viagem ,
Perseguir  teus sonhos  ,
Destravar  o  tempo ,
Correr   os  escombros ,
E destapar  o  céu .
 
Não  te  rendas , por favor , não cedas ,
Ainda  que o frio queime ,
Ainda  que o medo morda ,
Ainda que o sol se esconda ,
E  o vento se cale ,
Ainda existe  fogo  na tua  alma .
Ainda existe  vida  nos  teus sonhos .
 
Porque  a  vida  é  tua  e teu também o desejo
Porque o tens querido  e porque eu te quero
Porque existe o vinho e o amor , é certo .
Porque não existem feridas que o tempo não cure .
Abrir  as portas ,
Tirar  as  trancas ,
Abandonar as muralhas que te protegeram  .
 
Viver  a  vida  e aceitar  o  desafio ,
Recuperar  o sorriso   ,
Ensaiar  um  canto ,
Baixar  a  guarda  e  estender as mãos,
Abrir  as  asas
E  tentar  de  novo
Celebrar  a  vida  e  se apossar dos   céus .
 
Não  te rendas , por favor ,  não cedas ,
Ainda que o frio te  queime ,
Ainda  que o medo te  morda ,
Ainda  que o sol ponha e se cale o vento ,
Ainda  existe   fogo  na tua alma ,
Ainda   existe  vida  nos teus sonhos ,
Porque cada  dia  é um  novo começo ,
Porque  esta  é  a  hora  e  o  melhor momento .
Porque não estás só ,  porque  eu  te  amo ."
 
 
Mario Benedetti
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ESTADO DE GRAÇA

 
Christine Peloquin
 
" Quem já conheceu  o estado de graça reconhecerá 
 o que vou dizer . Não me refiro à inspiração ,
que é uma graça especial que tantas vezes acontece 
aos que lidam com arte .
O estado de graça de que falo não é usado para nada .
É como se viesse apenas  para que se soubesse 
 que realmente se existe .
 Nesse  estado , além da tranquila felicidade  que se
irradia  de pessoas e coisas , há uma lucidez  que só
chamo de leve  porque na graça  tudo é tão ,
tão leve . É uma lucidez  de quem
 não  adivinha mais : sem esforço , sabe.
  Apenas isso : sabe .
Não perguntem o quê , porque só posso responder
  do mesmo modo infantil : sem esforço , sabe-se . 
E há uma bem-aventurança  física que a nada se compara .
O corpo se transforma num dom .
E se sente que é um dom porque se está experimentando ,
 numa fonte direta ,
a dádiva indubitável de existir materialmente .
No estado de graça  vê-se  às vezes  a profunda beleza ,
antes  inatingível , de outra pessoa .
Tudo , aliás , ganha uma espécie de nimbo  que não é
imginário : vem do esplendor  da irradiação
  quase matemática das coisas e das pessoas .
Passa-se  a  sentir  que tudo que existe - pessoa  ou  coisa -
respira e exala  uma espécie de finíssimo  resplendor
de energia . A verdade do mundo é impalpável .
( ...)
Depois , lentamente se sai . 
(...)
Sai-se do estado de graça  com o rosto liso ,
os olhos abertos  e pensativos  e , embora não se tenha
sorrido , é como se o corpo  todo viesse de um sorriso
suave . E sai-se melhor criatura do que se entrou .
Experimentou-se alguma coisa  que parece
redimir  a condição humana , embora ao mesmo tempo
fiquem acentuados  os estreitos limites desta condição .
E exatamente porque  depois da graça 
 a condição humana se revela  na sua
 pobreza implorante ,
 aprende-se a amar mais , a esperar mais .
 Passa-se  a ter uma espécie  de
confiança  no sofrimento  e em seus caminhos
tantas vezes intoleráveis .
Há dias que são tão áridos e desérticos
 que eu daria anos de minha vida
  em troca de uns minutos de graça ." 
 
 
Clarice Lispector ,
in "  Aprendendo  a Viver "
 
 

sábado, 1 de dezembro de 2012

POEMA DE HOJE ...

Jesús  de  Perceval
 
" Dezembro é o cântico   contido .
A vontade  de ser que se recolhe
e aguarda o seu momento .
 
E  na  hora de ser
ei-lo dezembro .
 
(...)
 
Dezembro derribou todos os meses.
E depois de dezembro
tudo  terá começo .
Terá   de haver  janeiro
com certeza .
Outra vez , outra vez .
 
(...)
 
O  grande mágico .
O onipresente bruxo .
 
Deus  nasceu  em  dezembro .
Então  dezembro é tudo ."
 
 
Daniel Lima ,
 no poema  "Zodíaco "