quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

VAI , ANO VELHO

 
Amigos ,
 
Nestes últimos dias de 2012 , vou ao encontro do mar ,
meu bom e velho conselheiro .
Quero agradecer  todos vocês  pela companhia  no
 blog , que faço com carinho  na intenção de partilhar
 o belo ,  mas também  e , principalmente , por tê-los conhecido
e a seus espaços  e me encantar 
com o que oferecem .
Que possamos seguir neste caminhar poético
  no ano que logo chegará ,
sempre com muita saúde , alegria e paz .
Deixo com vocês um belo poema
 de Affonso Romano de Sant'Anna ,
com abraços e beijos a cada um .
Até  2013 !
 
" Vai , ano velho , vai de vez
vai com tuas dívidas
e dúvidas ,  vai , dobra  a ex-
quina  da sorte , e no trinta e um ,
à meia noite , esgota o copo
e a culpa do que nem me lembro
e me cravou entre janeiro e dezembro.
 
Vai , leva tudo : destroços ,
ossos , fotos de presidentes ,
beijos de atrizes , enchentes ,
secas , suspiros , jornais  .
Vade retrum , pra trás ,
leva pra escuridão
quem me assaltou o carro ,
a casa e o coração .
Não quero te ver mais ,
só daqui a anos , nos anais ,
nas fotos  do nunca-mais .
 
Vem , Ano Novo , vem veloz ,
vem em quadrigas , aladas , antigas
ou jato de luz moderna , vem ,
paira , desce , habita em nós ,
vem com cavalhadas , folias , reisados ,
fitas multicores , rebecas ,
vem com uva e mel e desperta
em nosso corpo a alegria ,
escancara a alma , poesia ,
e, por  um instante , estanca
o verso  real , perverso ,
e sacia em nós  a fome
- de utopia .
 
Vem na areia da ampulheta  com
a semente  que contivesse outra  se-
mente  que contivesse  ou-
tra  semente ou pérola
na casca da ostra
como se
se
outra se -
mente  pudesse nascer
do corpo e mente
ou do umbigo da gente  como o ovo
o Sol  a gema do Ano Novo que rompesse
a placenta da noite
em viva flor luminescente .
 
Adeus , tristeza : a vida
é uma caixa chinesa
de onde brota a manhã .
Agora é recomeçar .
A utopia  é urgente .
Entre flores de urânio
é permitido sonhar ."
 
Affonso Romano de Sant'Anna
 
  
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL !

 
Amigos ,
republico a mensagem  que deixei  em 2012 ,
por  gostar  muito dela .
Este é o primeiro de muitos natais que  não terei 
 meu pai  ao lado da família .  Vai doer .
Abraço e Beijo todos vocês  , com carinho .
 Feliz Natal !
 
( ...)
 
 "           Fica  decretado que as mesas de  Natal ,
estarão cobertas  de afeto  e , dispostos a renascer  
com o Menino , trataremos de  sepultar  iras  e
invejas , amarguras  e  ambições desmedidas ,
para que o nosso coração seja acolhedor ,
como a manjedora de Belém ."
 
Frei  Betto
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

HOJE ,MANOEL DE BARROS FAZ 96 ANOS !

 
VIVA  O POETA  !
 
" Distâncias somavam a gente para menos .
Nossa morada estava tão perto do abandono que dava
 até para a gente pegar nele . Eu conversava bobagens
profundas com os sapos , com as águas  e com  as
árvores . Meu avô  abastecia a solidão .
A natureza  avançava  nas minhas palavras tipo assim :
O dia está frondoso em borboletas .
 No amanhecer  o sol põe glórias  no meu olho .
O cinzento da tarde me empobrece .
E o rio encosta  as margens na minha voz .
Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade
de pensar . Eu queria que as garças  me sonhassem.
Eu queria que as palavras me gorjeassem .
Então comecei a fazer desenhos verbais de imagens .
Me dei bem . Perdoem-me os leitores desta entrada mas
vou copiar de mim  alguns desenhos verbais  que fiz
para este  livro . Acho-os como os  impossíveis verossímeis
de nosso mestre Aristóteles . Dou quatro exemplos :
1) É nos loucos  que grassam luarais ;
2) Eu queria crescer pra passarinho ;
 3) Sapo é um pedaçode chão que pula ;
 4) Poesia é a infância da língua .
Sei que os meus desenhos verbais  nada significam .
Nada . Mas  se  o  nada desaparecer a poesia acaba .
Eu  sei . Sobre  o  nada  eu  tenho  profundidades ."
 
Manoel de Barros ,
in " Poesia  Completa " 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

INÊS PEDROSA

Duy  Huynh
 
(...) " Arrumei os amores , é a primeira regra da vida -
saber arquivá-los , entendê-los , contá-los ,
esquecê-los .  Mas  ninguém nos diz  como se
sobrevive  ao murchar de um sentimento que não
murcha . A amizade  só se perde  por traição -
como a pátria . Num  campo de batalha , num
terreno de operações . Não  há explicações  para
o desaparecimento  do desejo , última  e única
lição  do mais extraordinário amor .
Mas  quando  o  amor  nasce  protegido  da
erosão  do corpo , apenas perfume , contorno ,
coreografado  em redor dos arco-íris   dessa
animada esperança  a que chamamos alma -
porque se esfuma  ?
Como é que , de um dia para o outro ,
a tua voz deixou de me procurar  , e eu deixei
que a minha vida  dispensasse  o espelho  da tua ? "...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ACEITAR O DIA

Carrie  Vielle
 
" Aceitar  o  dia . O que vier .
Atravessar  mais  ruas  do  que  casas ,
mais gente do que ruas . Atravessar
a pele até ao outro lado . Enquanto
faço e desfaço o dia . O teu coração
dorme comigo . Agasalha-me as noites
e as manhãs são frias quando me levanto .
E pergunto sempre onde estás  e porque
as ruas  deixaram de ser rios . Às vezes
uma gota de água cai ao chão
como se fosse uma lágrima .Às vezes
não há chão que baste para a enxugar ."
 
 
Rosa  Alice  Branco

domingo, 16 de dezembro de 2012

CANÇÃO AMIGA

Aída Emart
 
" Eu  preparo  uma canção
em que minha mãe se reconheça ,
todas as mães se reconheçam ,
e que fale como dois olhos .
 
Caminho  por uma rua
que passa em muitos países .
Se  não me vêem , eu vejo
e saúdo  velhos  amigos .
 
Eu  distribuo  um  segredo
como quem ama ou sorri .
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram .
 
Minha  vida , nossas  vidas
formam  um só diamante .
Aprendi novas palavras
e tornei  outras  mais  belas .
 
Eu  preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer   as crianças ."
 
 
Carlos Drummond de Andrade 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Natal vem chegando ...

 
Trânsito caótico ,
ruas iluminadas ,
presépio  no  coração .
 
Marisa  Giglio
 
Postado  em 11 de dezembro de 2010