domingo, 25 de setembro de 2011

Pessoa , no domingo



" Quando eu não te tinha

Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo...


Agora amo a Natureza

Como um monge calmo à Virgem Maria ,

Religiosamente , a meu modo , como dantes ,

Mas de outra maneira mais comovida e próxima ...

Vejo melhor os rios quando vou contigo

Pelos campos até à beira dos rios ;

Sentado ao teu lado reparando nas nuvens

Reparo nelas melhor -

Tu não me tiraste a Natureza ...

Tu mudaste a Natureza ...

Troxeste-me a natureza para o pé de mim ,

Por tu existires vejo-a melhor , mas a mesma ,

Por tu me amares , amo-a do mesmo modo , mas mais

Por tu me escolheres para te ter e te amar ,

Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente

Sobre todas as coisas .

Não me arrependo do que fui outrora

Porque ainda o sou ."



Alberto Caeiro , in " O pastor amoroso "

Nenhum comentário:

Postar um comentário