sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FERREIRA GULLAR




Ontem ,  09 de outubro de 2014,
 a  Academia Brasileira de Letras ,
anunciou o mais novo ocupante 
da cadeira  37 , vaga desde a morte 
do poeta Ivan Junqueira 
em julho deste ano .
Trata-se do  escritor , poeta e tradutor  
maranhense de 84 anos ,
Ferreira Gullar , que é o mais 
novo " imortal " da Literatura Brasileira .

Partilho , com vocês , " Extravio ",
 um dos 54  poemas , 
do Livro " Muitas Vozes " ,
que  tece considerações 
 sobre a fluidez do ser .  


Derek  Gores 

"  Onde  começo , onde  acabo ,
se o que está fora  está dentro
como num círculo  cuja
periferia  é  o centro ?

Estou disperso  nas coisas ,
nas pessoas , nas gavetas :
de repente  encontro  ali
partes  de mim : risos , vértebras .

Estou  desfeito  nas nuvens :
vejo do alto  a cidade 
 e em cada  esquina um menino ,
que sou eu mesmo a chamar-me  .

Extraviei-me  no tempo .
Onde  estarão meus pedaços ?
Muito se foi com os amigos
que já não ouvem  nem falam .

Estou disperso  nos vivos ,
em  seu corpo , em seu olfato,
onde  durmo feito aroma 
ou voz que também não fala .

Ah, ser somente o presente :
esta manhã , esta  sala ."

Ferreira  Gullar 

Som  na  caixa ...


26 comentários:

  1. Uma justa indicação e escolheste uma poesia linda dela! bjs e ótimo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica , convidado há pelo menos 20 anos para ingressar na Academia , o poeta maranhense disse que começou a se sentir arrogante por dizer não . O historiador e também acadêmico José Murilo de Carvalho brincou com o poeta dizendo que foi uma longa batalha convencê-lo a entrar . Também , que ele engrandece a ABL . Concordamos todos , não é ? Beijos e alegre final de semana .

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a aprovação , Lisette . Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marisa
    Amanhã, é um novo tempo.
    Passei para lhe desejar Paz, Saúde e Alegria.
    Todo tempo, é de reflexão. E este, nos convida sempre á refletir, principalmente, sobre nós mesmo.
    Feliz tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seus desejos tão carinhosos . Eu os retribuo em igual medida . Abraços .

      Excluir
  5. Primeiro que tudo, felicidades para Fernanda e Guilherme!

    Lamentável o pouquíssimo intercâmbio entre Brasil e Portugal...

    Desconhecia por completo este escritor e este me agradou muito.

    bem haja e meu grato beijo, Marisa :)

    ResponderExcluir
  6. São , agradeço seu carinho por minha filha e meu genro . Concordo quando afirma do pouquíssimo intercâmbio literário entre nossos países . Mas , os que gostam da literatura , como muitos de nós , fazem o possível para dar a conhecer seus escritores . Fico muito feliz com sua presença . Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. que beleza, olha não conhecia nada dele...obrigado mesmo pela partilha!

    ResponderExcluir
  8. Ricardo , me alegra poder lhe apresentar um poema do grande Ferreira Gullar . Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marisa
    ...parabéns à vc pela homenagem e escolha e parabéns ao Ferreira Gullar,que certamente, como outros membros, enriquecerá a Academia...a constante fluidez entre passado e futuro, não para reduzir uma ou outra, mas sim para mostrar o que ambas têm em comum: o presente...
    Boa tarde, Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Agradeço sua presença , Felisberto .
    Seus comentários só engrandecem este espaço .Beijos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, confesso que desconhecia o escritor, hoje fiquei a saber mais do sabia devido à sua partilha, obrigado.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder apresentar um poeta de meu país é um grande prazer , António . Também , você me faz belas indicações em seu blog , junto de suas magníficas fotos . É uma troca bem-vinda . Abraços

      Excluir
  12. Poetas não são medidos, mas neste caso podemos dizê-lo que está à altura de Ivan Junqueira, Retraiu-se durante 20 anos, ainda que nunca tenha sido um poeta de retrair-se. Sempre mergulhou, se agarrou, se inventou, se reinventou mostrando o rosto, a face de uma poesia sempre bela, sempre voraz. É sempre um começo...
    Beijos, Marisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo , José Carlos . Para somar com seu perfeito comentário , lembro da afirmação de Ferreira Gullar quando recebeu , em 2011 , o prêmio Jabuti de livro do ano : " Eu só vou dizer : não sei se poesia é literatura . Fora isso a gente faz poesia porque a vida não basta . " Beijos

      Excluir
  13. Marisa,
    O poema, de qual gostei bastante, é próprio de quem se interroga de forma honesta.
    Parabéns ao poeta!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AC , me deixa feliz sua presença. Mais ainda , ter aprovado minha escolha . Obrigada . Beijos

      Excluir
  14. Hola Marisa, siempre se aprende en su Bloc, me siento feliz al leer sus cosas y los comentarios de tanta gente que la siguen con tanta atención y que mejor que leer y escuchar esta bonita música. Un abrazo

    ResponderExcluir
  15. Juan Jose Pedro , sinto a mesma alegria quando vou ao seu espaço e aprecio sua arte . Este compartilhar da beleza ,que a vida nos proporciona, é uma benção . Obrigada , meu amigo . Abraços .

    ResponderExcluir
  16. Escrevo para ti...Sabes que é para ti...
    Os nomes não têm cor
    São simples diagramas em conflito
    Os nomes são muda sinfonia de sonata em desamor

    Serei um barco vencendo rotas novas
    Aplanarei as rugas de todas as montanhas
    Vai arder novamente este sofrido coração
    Hoje tive vontade de pintar uma oração


    Terno beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Marisa, adoro o Ferreira Gullar, tenho toda a obra dele, não me canso de ler. O livro Muitas Vozes é um dos meus preferidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Muito bom , Cristiane . Temos mesmo sintonia , não é ? Obrigada por vir . Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei este poema de questionamento. Soberbo!
    Pela amostra, bem merecido o lugar que foi ocupar.
    Bjo, Marisa :)

    ResponderExcluir
  20. Odete , realmente merecido o lugar na Academia Brasileira de Letras de Ferreira Gullar . Agradeço sua presença . Beijos

    ResponderExcluir