terça-feira, 30 de outubro de 2018

CASA ARRUMADA

CARLOS DRUMMOND  DE ANDRADE 
( 31 de outubro de 1902 -17 de agosto de 1987 )

"  Casa  arrumada é assim :
Um lugar  organizado , limpo , com espaço livre
pra circulação e uma boa entrada de luz .

Mas casa , pra mim , tem que ser casa e não
um centro cirúrgico , um cenário de novela .

Tem gente que gasta muito tempo limpando ,
esterilizando , ajeitando os móveis ,
afofando as  almofadas ...

Não , eu prefiro viver numa casa onde  eu 
bato o olho  e percebo logo :
Aqui tem vida ...
Casa com vida , pra mim , é aquela em que 
os livros  saem das prateleiras  e os enfeites 
brincam de trocar de lugar .
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso ,
pelo abuso das refeições fartas ,
que chamam todo o mundo 
pra mesa da cozinha .

Sofá sem mancha ?
Tapete sem fio puxado ?
Mesa sem marca de copo ?
Tá na cara que é casa sem festa .
E se o piso não tem arranhão ,
é porque ali ninguém dança .

Casa com vida , pra mim , tem banheiro 
com vapor perfumado no meio da tarde .
Tem gaveta de entulho , daquelas que 
a gente guarda barbante , passaporte 
e vela de aniversário , tudo junto  ...

Casa com vida é aquela em que a gente 
entra e se sente  bem- vinda .
A que está sempre pronta pros amigos , filhos ...
netos , pros vizinhos ...
E nos quartos , se possível ,
tem lençóis  revirados por gente que brinca 
ou namora a qualquer hora do dia .

Casa com vida  é aquela que a gente arruma
pra ficar com a cara da gente .

Arrume sua casa todos os dias ...
Mas  arrume de um jeito  que lhe sobre tempo 
pra viver nela ...
E reconhecer nela seu lugar ."

Som  na  caixa ...



14 comentários:

  1. Bela poesia para homenagear o aniversário do poeta! Lindo! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, aguardava sua visita . Obrigada .
      Precisamos sempre homenagear nosso grande poeta Drummond , que hoje se vivo estivesse completaria 116 anos . Beijos

      Excluir
  2. Bom dia. Excelente. Muitos parabéns pela linda homenagem:))

    Festejem connosco, os: - "Doze meses de cumplicidade Poética.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Larissa. Irei comemorar com vocês os doze meses de cumplicidade poética .
      Parabéns . Beijos

      Excluir
  3. Oi Marisa, puxa, não tinha me tocado que o Drummond tinha nascido neste dia! Eu adoro esse poema. Dar espaço para a vida acontecer na casa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cristiane , " a vida acontecendo na casa " como você bem aponta é o lar , concorda ? Agradeço a visita . Beijos

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Francisco , acho que todos gostamos dele , né ? Abraços e boa semana .

      Excluir
  6. Olá, Marisa!
    Gosto muito desse poema. Lembro que uma primeira vez, ao ir na casa de uma amiga, ter ficado impressionada pela ordem que lá habitava. Em casa tenho 2 netos que ficam comigo diariamente, então são raros os dias que não tenho coisas e brinquedos espalhados. Mas há também muita risada e amor, o que torna minha casa um lar cheio de vida.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia , adorei seu depoimento . O que importa é existir amor , acima de tudo , na casa que moramos . É o nosso templo , né ? Agradeço a visita . Beijos

      Excluir
  7. Uma escolha sublime, maravilhoso poema e linda musica.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria , como diz a música uma casa não é um lar quando inexiste amor . E o poeta de forma simples e bela nos descreve o que é uma casa amorosa . Obrigada por vir . Beijos

      Excluir
  8. Minha querida amiga,

    Adoro este poema do mestre Drummond,
    uma filosofia de vida, a magia do
    sentir a pulsão de vida escrita
    poeticamente magistral e
    irrecusável!...rss
    A escolha da música belíssima,
    padrão de bom gosto Marisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Você , sempre você . Adoro e espero suas visitas recheadas de carinho e generosidade . Beijos , Suzete .

    ResponderExcluir