sábado, 18 de maio de 2019

VEROSSÍMIL

Victor Nizovtsev

" Antigamente ,  em maio , 
 eu virava anjo .
A mãe me punha vestido ,
as  asas , me encalcava  a coroa
 na cabeça  e encomendava :
" Canta alto  , espevita as palavras bem ."
Eu levantava voo rua acima ."

Adélia Prado 

A página de hoje  é para o Felipe ,
meu filho , que nasceu num 18 de maio
me deixando a sensação que eu  era 
  um verdadeiro anjo a voar de felicidade .
Saúde , sucesso e amor com as 
bençãos de Deus .

Som na caixa ...

Uma música que ele gosta bastante .  




  

sábado, 11 de maio de 2019

CELEBRAÇÕES ...

Fabian Perez 

Começo este post com as palavras do escritor 
Rubem Alves : 

" Aí , de repente , os meus olhos  se abriram , 
e vi  como nunca havia visto .
Senti que o tempo é apenas um fio .
Nesse fio vão sendo enfiadas  todas as experiências 
de  beleza e de amor por que passamos ."

No dia de ontem este blog completou 09 anos .
Um tempo de partilhas , de encontros ,
   de  aprendizagem  e  de carinho .
Amanhã , segundo domingo de maio ,
comemoraremos o dia das mães .
Por benção divina , a minha se encontra
entre nós , com 94 anos  saudáveis e lúcidos .
Meus filhos , nora e genro , estarão comigo ,
com meu marido  e meu irmão 
no almoço  das mães .
Será  um encontro  de amor  , união  e alegria .
Termino com mais palavras de Rubem Alves :

Há momentos efêmeros que justificam 
toda uma vida ."

Um domingo abençoado a todas as mães .
Beijos 

Som  na  caixa ...



quarta-feira, 1 de maio de 2019

DIA DO TRABALHO

Tarsila do Amaral 

"  Trabalhar não é somente produzir  ,
mas também transformar-se a si mesmo ."

Christophe  Dejours 
 Doutor  em medicina ,
médico   psiquiatra francês,
 especialista em medicina do trabalho ,
considerado o pai da psicodinâmica do trabalho .

O  Brasil de hoje tem  13 milhões e 400 mil 
desempregados .
Como estes homens e mulheres  se sentem 
nesta data  ?

Som na caixa ...


quarta-feira, 17 de abril de 2019

O MILAGRE DA EMPATIA


foto da net 

" O mais difícil dos sentimentos  é o sentimento
do outro.
O outro é ele e és tu .
Ele é realmente o outro ou é a parte tua  que 
não queres ser , saber , ver ou aceitar ?
Tu és o outro para os outros , logo és igual a ele .
Todos somos " outros " .
E , no entanto  o outro invade , ameaça , mastiga 
de boca aberta ,  irrita , eriça , machuca .

Até teu filho é o outro .
E tu , pobre pretencioso , pensas que ele é teu ...

O sentimento do outro quantas vezes  te faz parar ,
meditar , deixar de fazer o melhor que tens ou podes ,
só porque o outro é o mistério  que te ameaça .
Por que o outro te ameaça ?
Porque és tu .
Quanto maior teu sentimento do outro ,
maior será  teu sentimento do melhor 
e do pior que tens .

O sentimento do outro não é sentir por ele .
É saber o que ele sente .
É avaliar  o como e o quanto 
ele sente .
O sentimento do outro não é o masoquismo 
de fazer  teu , um sentimento que só a ele
pertence . É dimensionares a medida certa
do sofrimento dele  e só poderes ajudar  porque
não fazes  teu  um sofrimento que é alheio  mas
o entendes e sentes , na exata medida  de 
sua extensão  , sem as marcas e limitações 
da dor enquanto dói .
Não é ficar como o outro .
É ficar com o outro .
O sentimento do outro é quase um milagre .
Cuidado com ele , vai te obrigar a ceder ,
a entender .
 Atrapalhará  para sempre   teu desejo , 
tua gula e vontade .

O sentimento do outro é aquilo que é 
mais prático  não ter .
Mas , em caso positivo é contágio
de saúde : não podes deixar de exercê-lo .
Senão fermentas . Senão apodreces .

Ele freará tua vitória , calará teu brilho e
tua boca , impedirá tua vaidade .
Pode , até , te pregar  a suprema peça  de 
te fazer entender os detestáveis .
Cuidado com ele !
Quanto maior mais anulador !
Quanto mais adulador ,
mais repleto de grandeza .

O sentimento do outro , talvez  te faça 
tímido , herói , cais , antena .
Ser antena dilacera , sabias ?
O sentimento do outro te exigirá nervos , 
músculos , e uma paciência  de anacoreta .
Quanto mais o outro  o perceba em ti ,
mais ele te invadirá , cobrará , exigirá ,
 até quando , exaurido , ainda consigas 
juntar os cacos do teu cansaço para ,
assim , prosseguir .

O sentimento do outro é a tua glória 
e tua tragédia !
Tanto mais o terás  quanto encontres
em ti  os escaninhos escurecidos 
do que és  e , ao mesmo tempo  as luzes
do que , ainda puro , brilha em ti .

O sentimento do outro é o  conteúdo 
oculto do  amor  ao próximo ." 

Artur da Távola 

No domingo , dia 21 de abril ,
será celebrada a Páscoa , a ressureição de Jesus .
      ELE  ressuscita em nossos corações ,
em nossa solidariedade , em nossa 
capacidade de exergá-Lo  no próximo .

Feliz Páscoa a todos !!!    
Beijos ,
Marisa 

Som  na  caixa ...



quarta-feira, 3 de abril de 2019

ABRIL CHEGOU ...

Igor Levashov 

" Abril não tem começo 
mas não é infinito.
Se você diz : É abril !
Abril começa .

( ...) 

Se vires flores num jardim  em abril ,
não as colhas.
Perderiam o perfume e a beleza 
e nem  mais flores seriam em tuas mãos .

As rosas de abril 
são rosas apenas nas roseiras .
E somente  nas roseiras 
tem beleza e perfume .

Somente nas roseiras dos jardins 
as rosas de abril são rosas .
Nunca nas tuas mãos .

Abril é pra se ver ,
não para se ter e se guardar 
como  um colar  de pérolas 
ou joias de família .

Ele é mais sombra que corpo.
É natureza  viva , mas sonhada     .

Abril não dorme  hoje  nem nunca
porque a vida  é urgente 
a vida é sem retorno . "

Daniel Lima 
in" Zodíaco " 

Som  na  caixa ...





terça-feira, 26 de março de 2019

RICARDO GONDIM

foto retirada da net 

Partilho com vocês um texto  que muito me agrada .
Tem sido atribuído a vários autores , entre eles ,  
Mario de Andrade  e Rubem Alves . 
Entretanto , seu autor é o escritor  Ricardo Gondim  e está 
presente no seu livro  , " Eu creio , mas  Tenho Dúvidas " .

Vamos  a  ele :

TEMPO  QUE FOGE    

" Descobri que terei menos tempo para  viver daqui para  frente 
do que já vivi até agora .
Sinto-me  como aquele menino  que ganhou uma bacia de 
jabuticabas .
As primeiras ,  ele chupou  displicentemente  ,  mas 
percebendo que faltavam poucas , passou a roer o caroço .

Já não tenho tempo  para lidar com mediocridades .
Não quero estar em reuniões  onde desfilam egos inflados .
Não tolero gabolices .
Inquieto-me  com invejosos querendo destruir  quem 
eles admiram  , cobiçando seus lugares ,  talentos e sorte .

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos .
Não participarei  de conferências que estabelecem 
prazos fixos  para reverter a miséria do mundo .
Não vou mais a workshops  onde se ensina  como 
converter milhões  usando uma fórmula de 
poucos pontos .
Não quero que me convidem para eventos 
de um fim de semana com a proposta 
de  abalar o milênio .

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis 
para discutir estatutos ,  normas , procedimentos 
parlamentares  e regimentos internos .
Não gosto de assembleias ordinárias  em que as
organizações procuram se proteger e se perpetuar 
através de infindáveis detalhes organizacionais .

Já não tenho para administrar melindres  de
pessoas que ,  apesar da idade cronológica , 
são imaturas .
Não quero ver os ponteiros do relógio 
avançando em reuniões  de " confrontação ",
para " tirar fatos a limpo " .
Detesto  fazer    acareação  de desafetos 
que brigaram  pelo majestoso  cargo de 
secretário do coral .

Já não tenho tempo para debater vírgulas , 
detalhes gramaticais sutis ,  ou as diferentes 
traduções da Bíblia .
Não gosto de ficar explicando  porque gosto
da Nova Versão  Internacional  das Escrituras ,
só porque um grupo  a considera herética .
Gosto ,  e ponto final  !
Lembrei-me de Mario de Andrade , que afirmou :
" As pessoas não debatem  conteúdos, apenas rótulos . "
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos .

Já não tenho tempo de ficar explicando se estou
ou não perdendo a fé , porque admiro a poesia de
Chico Buarque  e de Vinicius  de Moraes ; 
a voz  de Maria Bethânia ;
 os livros de Machado de Assis , de Thomas Mann,
de  Ernest  Hemingway   e de José Lins do Rego .

Sem muitas jabuticabas na bacia , quero viver 
ao lado de gente muito humana , 
que saiba rir  de seus tropeços ,
não se encanta com triunfos ,
não se considera eleita para a " última hora ",
não foge de  sua mortalidade ,
defende a dignidade dos marginalizados ,
e deseja andar humildemente com Deus .
Caminhar perto destas pessoas  nunca será
perda de tempo " 

Som  na  caixa ...



segunda-feira, 11 de março de 2019

LIBERTAÇÃO

Duy  Huynh


" O processo da vida  se opera em tentativas  sucessivas 
de libertação .
Estamos todos os dias renovando , na criatura que fomos
na véspera , à  criatura que seremos no amanhã  .
Mais do que renovando-a :
refazendo-a , porque  não tornamos a ser  jamais o que 
fomos  , salvos apenas  de uma velhice posterior ,
mas construímos de fato  uma vida própria  , 
que das outras  só guarda a lembrança  das experiências 
e uma certa memória  de duração  com que vamos 
acreditando  na sua continuidade .
Mas para que a vida empregue seu ritmo  com alegria ,
é necessário que as criaturas estejam  em condições de 
aceitar com facilidade  essas  mudanças , e  hajam 
adquirido  uma agilidade interior  que lhes permita 
acertar com as várias  posições que se sucedem , no tempo 
adequado , e com a medida justa . 

( ...)  

E nesse dom de sempre se adaptar ,
de sempre estar pronto , de sempre 
ter de se por à prova ,
há um gosto de mocidade  que é a maior 
riqueza  que pode conter um destino .
Porque a mocidade  é a face mais  clara do eterno .  
Do eterno que só é  porque a todo instante 
deixa de ser .
Do eterno , que sendo um só , por esta capacidade
de mudar  sem se perder , pode ser tudo ,
ao mesmo tempo , ou de cada vez . "

Cecília Meireles , in " Crônicas de educação "  

Som  na  caixa ...