segunda-feira, 17 de junho de 2019

CAIO FERNANDO ABREU

Leonid Afremov 

" Que coisas são essas que me dizes sem dizer ,
escondidas  atrás do que realmente quer dizer ?
Tenho me confundido na  tentativa  de te 
 decifrar , todos os dias .  
Mas confuso , perdido , sozinho ,
minha única certeza é que de cada vez  aumenta 
ainda mais minha necessidade de ti .
Torna-se desesperada , urgente .
Eu já não sei o que faço .
Não sinto outra alegria  além de ti ,
Como pude cair assim nesse fundo poço?
Quando foi que me desequilibrei ?
Não quero me afogar :
Quero beber tua água .
Não te negues , minha sede é clara . "

Caio Fernando Abreu 
in , " O essencial da década de 1980 "

Som  na  caixa ... 



quarta-feira, 22 de maio de 2019

PRÊMIO CAMÕES


         O cantor , compositor  e escritor brasileiro , 
Chico Buarque ,  ganhou o prêmio Camões  2019 .
O anúncio foi realizado na terça feira , 21,  no 
Rio de Janeiro , após uma reunião na sede  da 
Biblioteca Nacional .
Ele  é o  décimo terceiro   brasileiro a levar a honraria 
 que ,premia escritores lusófanos  pelo conjunto
da obra . 
O vencedor foi escolhido por uma equipe de seis
jurados  indicados pela Biblioteca Nacional do 
Brasil , pelo Ministério da Cultura de Portugal 
e  pela comunidade africana .
Embora sua carreira  musical seja a mais proeminente ,
Chico já escreveu peças de teatro , como  Roda Viva , 
Gota D'Água ,  Calabar e Ópera do Malandro  e , livros
como  Estorvo , Benjamim , Budapeste , Leite Derramado 
e o Irmão Alemão .



Som  na  caixa ... 


sábado, 18 de maio de 2019

VEROSSÍMIL

Victor Nizovtsev

" Antigamente ,  em maio , 
 eu virava anjo .
A mãe me punha vestido ,
as  asas , me encalcava  a coroa
 na cabeça  e encomendava :
" Canta alto  , espevita as palavras bem ."
Eu levantava voo rua acima ."

Adélia Prado 

A página de hoje  é para o Felipe ,
meu filho , que nasceu num 18 de maio
me deixando a sensação que eu  era 
  um verdadeiro anjo a voar de felicidade .
Saúde , sucesso e amor com as 
bençãos de Deus .

Som na caixa ...

Uma música que ele gosta bastante .  




  

sábado, 11 de maio de 2019

CELEBRAÇÕES ...

Fabian Perez 

Começo este post com as palavras do escritor 
Rubem Alves : 

" Aí , de repente , os meus olhos  se abriram , 
e vi  como nunca havia visto .
Senti que o tempo é apenas um fio .
Nesse fio vão sendo enfiadas  todas as experiências 
de  beleza e de amor por que passamos ."

No dia de ontem este blog completou 09 anos .
Um tempo de partilhas , de encontros ,
   de  aprendizagem  e  de carinho .
Amanhã , segundo domingo de maio ,
comemoraremos o dia das mães .
Por benção divina , a minha se encontra
entre nós , com 94 anos  saudáveis e lúcidos .
Meus filhos , nora e genro , estarão comigo ,
com meu marido  e meu irmão 
no almoço  das mães .
Será  um encontro  de amor  , união  e alegria .
Termino com mais palavras de Rubem Alves :

Há momentos efêmeros que justificam 
toda uma vida ."

Um domingo abençoado a todas as mães .
Beijos 

Som  na  caixa ...



quarta-feira, 1 de maio de 2019

DIA DO TRABALHO

Tarsila do Amaral 

"  Trabalhar não é somente produzir  ,
mas também transformar-se a si mesmo ."

Christophe  Dejours 
 Doutor  em medicina ,
médico   psiquiatra francês,
 especialista em medicina do trabalho ,
considerado o pai da psicodinâmica do trabalho .

O  Brasil de hoje tem  13 milhões e 400 mil 
desempregados .
Como estes homens e mulheres  se sentem 
nesta data  ?

Som na caixa ...


quarta-feira, 17 de abril de 2019

O MILAGRE DA EMPATIA


foto da net 

" O mais difícil dos sentimentos  é o sentimento
do outro.
O outro é ele e és tu .
Ele é realmente o outro ou é a parte tua  que 
não queres ser , saber , ver ou aceitar ?
Tu és o outro para os outros , logo és igual a ele .
Todos somos " outros " .
E , no entanto  o outro invade , ameaça , mastiga 
de boca aberta ,  irrita , eriça , machuca .

Até teu filho é o outro .
E tu , pobre pretencioso , pensas que ele é teu ...

O sentimento do outro quantas vezes  te faz parar ,
meditar , deixar de fazer o melhor que tens ou podes ,
só porque o outro é o mistério  que te ameaça .
Por que o outro te ameaça ?
Porque és tu .
Quanto maior teu sentimento do outro ,
maior será  teu sentimento do melhor 
e do pior que tens .

O sentimento do outro não é sentir por ele .
É saber o que ele sente .
É avaliar  o como e o quanto 
ele sente .
O sentimento do outro não é o masoquismo 
de fazer  teu , um sentimento que só a ele
pertence . É dimensionares a medida certa
do sofrimento dele  e só poderes ajudar  porque
não fazes  teu  um sofrimento que é alheio  mas
o entendes e sentes , na exata medida  de 
sua extensão  , sem as marcas e limitações 
da dor enquanto dói .
Não é ficar como o outro .
É ficar com o outro .
O sentimento do outro é quase um milagre .
Cuidado com ele , vai te obrigar a ceder ,
a entender .
 Atrapalhará  para sempre   teu desejo , 
tua gula e vontade .

O sentimento do outro é aquilo que é 
mais prático  não ter .
Mas , em caso positivo é contágio
de saúde : não podes deixar de exercê-lo .
Senão fermentas . Senão apodreces .

Ele freará tua vitória , calará teu brilho e
tua boca , impedirá tua vaidade .
Pode , até , te pregar  a suprema peça  de 
te fazer entender os detestáveis .
Cuidado com ele !
Quanto maior mais anulador !
Quanto mais adulador ,
mais repleto de grandeza .

O sentimento do outro , talvez  te faça 
tímido , herói , cais , antena .
Ser antena dilacera , sabias ?
O sentimento do outro te exigirá nervos , 
músculos , e uma paciência  de anacoreta .
Quanto mais o outro  o perceba em ti ,
mais ele te invadirá , cobrará , exigirá ,
 até quando , exaurido , ainda consigas 
juntar os cacos do teu cansaço para ,
assim , prosseguir .

O sentimento do outro é a tua glória 
e tua tragédia !
Tanto mais o terás  quanto encontres
em ti  os escaninhos escurecidos 
do que és  e , ao mesmo tempo  as luzes
do que , ainda puro , brilha em ti .

O sentimento do outro é o  conteúdo 
oculto do  amor  ao próximo ." 

Artur da Távola 

No domingo , dia 21 de abril ,
será celebrada a Páscoa , a ressureição de Jesus .
      ELE  ressuscita em nossos corações ,
em nossa solidariedade , em nossa 
capacidade de exergá-Lo  no próximo .

Feliz Páscoa a todos !!!    
Beijos ,
Marisa 

Som  na  caixa ...



quarta-feira, 3 de abril de 2019

ABRIL CHEGOU ...

Igor Levashov 

" Abril não tem começo 
mas não é infinito.
Se você diz : É abril !
Abril começa .

( ...) 

Se vires flores num jardim  em abril ,
não as colhas.
Perderiam o perfume e a beleza 
e nem  mais flores seriam em tuas mãos .

As rosas de abril 
são rosas apenas nas roseiras .
E somente  nas roseiras 
tem beleza e perfume .

Somente nas roseiras dos jardins 
as rosas de abril são rosas .
Nunca nas tuas mãos .

Abril é pra se ver ,
não para se ter e se guardar 
como  um colar  de pérolas 
ou joias de família .

Ele é mais sombra que corpo.
É natureza  viva , mas sonhada     .

Abril não dorme  hoje  nem nunca
porque a vida  é urgente 
a vida é sem retorno . "

Daniel Lima 
in" Zodíaco " 

Som  na  caixa ...