sábado, 12 de janeiro de 2019

FABRÍCIO CARPINEJAR

Corinne Hartley 

" Eu descobri ontem um provérbio perfeito:
Se quer uma amigo  feche um olho ,
se quer  manter uma amizade feche os dois olhos .

Faz muito sentido .
Amigo é não se meter , por mais  que tenhamos 
intimidade , é  respeitar  a decisão mesmo que
não seja o que você pensa .

Se ele procura namorar alguém que você não
gosta , é dar apoio igual .
Se ele pretende  permanecer num emprego  que
você  não acha justo , é dar apoio igual .
Se ele busca manter uma vida  que você não 
considera ideal , é dar apoio igual .

É estar junto apenas para qualquer dos lados.

Amizade é dança . Acompanhar o ritmo da música .

É opinar , expor sua crítica , mas não viver
pelo outro .

É não intervir , não pesar a mão , não exagerar .

Amigo não é ser pai , não é ser mãe ,
não é educar  .

É aceitar o que ele é , 
é reconhecer o que ele deseja , ainda que seja 
muito diferente de suas crenças .

É entender o momento de falar 
e  entender o momento de silenciar .

Análise demais  estraga a amizade .
Você estará sendo terapeuta , não amigo .

É discordar e seguir adiante .
Não é discordar  e fazer oposição ,
 boicote , greve  . Até que nosso amigo
mude de ideia .

Amigo é oferecer conselho , não um sermão .
É alertar , jamais insistir .

Amizade é fugir do julgamento ,
é compreender a alternância ,
os altos e baixos , os desabafos .

Amigo não cobra coerência ,
não fica em cima cutucando  feridas .

É saber tudo  e agir como se não soubesse
de nada .
 É não ficar apontando o que é certo
ou errado .

Amizade é difícil .
Amizade é um estranho equilíbrio .

Mas amizade não é cegueira .
É a arte de enxergar com os ouvidos ."

Fabricio Carpinejar ,
na crônica  " Estranho Equilibrio "

Som  na  caixa ...




sábado, 22 de dezembro de 2018

CELEBRAÇÕES ...


Desejo  a vocês ,  queridos amigos  ,  um abençoado Natal .
Que sejamos muito mais presença que presentes 
 na festa máxima  da cristandade .
Saúde , esperança , alegria , amor , sucesso e paz 
no ano  de 2019 que está  se aproximando .
Abraços e beijos  a cada um .
Gratidão pelas suas visitas e publicações 
que alegram meu viver .

Marisa 

Som  na  caixa ...


segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

98º ANIVERSÁRIO DE CLARICE LISPECTOR

Barbara Issa Wagnerovà 

" Minhas  queridas ,
( ...)

Cheguei mesmo à conclusão de que escrever 
é a coisa que mais desejo no mundo , mesmo
mais que amor .

( ...)

Durante um só dia tudo fica claro e tudo fica escuro
e de novo tudo claro . O que é preciso é não ir demais 
contra a onda . A gente faz como quando toma banho 
de mar : procura  subir e descer com a onda .
Isso é uma forma de lutar : esperar , ter paciência ,
perdoar , amar os outros .
E cada dia aperfeiçoar o dia . 

( ...) 

Farei o possível para não amar demais as pessoas ,
sobretudo por causa das pessoas. Às vezes  o amor 
que se dá pesa , quase como responsabilidade  na
pessoa que o recebe .Eu tenho esta tendência geral
 para exagerar ,e resolvi  tentar não exigir
 dos outros senão o mínimo . É uma forma de paz . 

( ...)

Queridas , que a paz esteja convosco .
Essas palavras mágicas que dão alguma coisa .
Que a paz esteja convosco , a saúde , a serenidade,
a alegria . E meu amor também .
Até breve , escrevam sempre . "  


excertos de cartas que Clarice enviava às irmãs ,
quando morava no exterior , contidos no livro ,
" O TEMPO " 

Som  na  caixa ...

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

PEDRO CHAGAS FREITAS

Rodolf Leal 

" Trinta mil dias a olhar-te dormir , a saber o frio ou 
o calor  do teu corpo , a perceber o que te doía por dentro ,
a amar cada ruga  a mais que ia aparecendo .
Trinta mil dias de eu e tu , desta casa  que um  dia 
dissemos  que seria a nossa ( que será de uma casa que nos 
conhece tão bem  quando já aqui não estivermos para
ocupar ?) , das dificuldades e dos anseios , dos nossos
meninos  a correr pelo corredor , da saudade  de nos 
sabermos  sempre a caminho de sermos só nós .
Trinta mil dias  em que tudo mudou , das tuas lágrimas
tão bonitas e tão tristes , das poucas vezes  em que  a
vida nos obrigou a separar . Trinta mil dias ,  minha velha 
resmungona e adorável . Eu e tu e o mundo , e todos os 
velhos que um dia conhecemos já se foram com a velhice .
Nós ainda aqui estamos , trinta mil dias depois ,
juntos como sempre . Juntos para sempre .
Trinta mil dias em que desaprendi tanta coisa ,
meu amor . Menos a  amar-te ."

in , " prometo falhar "

Som  na  caixa ...












quarta-feira, 21 de novembro de 2018

CECÍLIA MEIRELES

V. Romero 

" De um lado a eterna estrela 
e do outro  a vaga incerta , 

meu pé dançando
 pela extremidade  da espuma ,
e meu cabelo por uma 
planície de luz deserta .

Sempre  assim :
de um lado ,  estandartes  do vento ...
- do outro , sepulcros fechados .
E eu me partindo ,  dentro de mim 
para estar no mesmo momento
de ambos os lados . "

in , " Canção quase inquieta "

Som  na  caixa ...



segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ARROZ DE PALMA

Leandro Lamas 

Já  publiquei neste blog  e  posto novamente ,
excertos de um livro que gosto muito , 
  "   Arroz de Palma " , do escritor
Francisco Azevedo  .
Trata-se da história de uma família portuguesa
que migrou para o Brasil .
Os 100 anos de lembranças são contados 
através da voz de Antonio , o primogênito
de quatro filhos ,  que ao comemorar 
seus 88 anos , prepara um almoço
que será servido à família , reunida após 
muito tempo .
Enquanto combina os ingredientes ,
vão se misturando em sua mente as histórias 
que tia Palma , irmã de seu pai , lhe contava .
Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado 
no casamento dos patriarcas , José Custódio e
Maria Romana ,  em 1908 .


" Família é prato difícil de preparar .
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema ,
principalmente no Natal e no Ano Novo .
Pouco importa a qualidade da panela ,
fazer uma família exige coragem , 
devoção e  paciência .
Não é pra qualquer um . "

(...)

O tempo põe a mesa , determina
o número de cadeiras e os lugares .
Súbito , feito milagre a família está servida .

( ...)

Não existe família à Oswaldo Aranha ;
Família à Rossini ; 
Família à Belle Meunière :
Família ao Molho Pardo , em que o sangue 
 é fundamental para o preparo da iguaria . 
Família é afinidade é a moda da casa . 
E cada casa gosta  de preparar a 
família a seu jeito .
Há famílias doces .Outras ,  meio amargas .
Outras , apimentadíssimas .
Há também  as que não tem gosto de nada  , 
seria assim  um tipo de Família Dieta ,
que você suporta só para manter a linha .

(...)
O que este  veterano cozinheiro pode dizer 
é que  , por mais sem graça  , por pior que seja
o paladar , família é prato que você tem que 
experimentar  e comer .
Se puder saborear , saboreie.
Não ligue para etiquetas .
Passe o pão naquele molhinho que ficou 
na porcelana . na louça , no alumínio 
ou no barro .
Aproveite ao máximo !
Família é prato que quando se acaba ,
nunca mais se repete . "

( ...)

" Vida é caleidoscópio .
De nada adiante girarmos 
o cilindro devagar .
Tanto cuidado pra que ?
Quando menos esperamos 
os cacos de vidro desabam 
uns nos outros e formam
o imprevisível desenho . "

( ...)     

" Velho é criança  de fôlego  diferente .
Já não lhe interessam as correrias nos jardins ,
o sobe e desce das gangorras ,
o vaivém dos balanços .
É tudo muito pouco .
O que ele quer agora é desembestar no céu ,
soltar os bichos que colecionou a vida  inteira .
Os bichos todos -  domésticos , selvagens ,
úteis e nocivos .
Os pesados répteis que ainda guarda no coração 
e as borboletas , peixes e passarinhos , 
tudo solto lá em cima . "

Som  na  caixa ...



terça-feira, 30 de outubro de 2018

CASA ARRUMADA

CARLOS DRUMMOND  DE ANDRADE 
( 31 de outubro de 1902 -17 de agosto de 1987 )

"  Casa  arrumada é assim :
Um lugar  organizado , limpo , com espaço livre
pra circulação e uma boa entrada de luz .

Mas casa , pra mim , tem que ser casa e não
um centro cirúrgico , um cenário de novela .

Tem gente que gasta muito tempo limpando ,
esterilizando , ajeitando os móveis ,
afofando as  almofadas ...

Não , eu prefiro viver numa casa onde  eu 
bato o olho  e percebo logo :
Aqui tem vida ...
Casa com vida , pra mim , é aquela em que 
os livros  saem das prateleiras  e os enfeites 
brincam de trocar de lugar .
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso ,
pelo abuso das refeições fartas ,
que chamam todo o mundo 
pra mesa da cozinha .

Sofá sem mancha ?
Tapete sem fio puxado ?
Mesa sem marca de copo ?
Tá na cara que é casa sem festa .
E se o piso não tem arranhão ,
é porque ali ninguém dança .

Casa com vida , pra mim , tem banheiro 
com vapor perfumado no meio da tarde .
Tem gaveta de entulho , daquelas que 
a gente guarda barbante , passaporte 
e vela de aniversário , tudo junto  ...

Casa com vida é aquela em que a gente 
entra e se sente  bem- vinda .
A que está sempre pronta pros amigos , filhos ...
netos , pros vizinhos ...
E nos quartos , se possível ,
tem lençóis  revirados por gente que brinca 
ou namora a qualquer hora do dia .

Casa com vida  é aquela que a gente arruma
pra ficar com a cara da gente .

Arrume sua casa todos os dias ...
Mas  arrume de um jeito  que lhe sobre tempo 
pra viver nela ...
E reconhecer nela seu lugar ."

Som  na  caixa ...