sábado, 19 de maio de 2012

AINDA FAÍZA ...


Arrumando minhas  estantes  achei  o  livro da

escritora portuguesa  Faíza  Hayat ,

"  o   evangelho  segundo  a  serpente " ,  e ,  ao abrí-lo ,

novamente , detive-me  no prefácio de Mia Couto :

"  Encontrei  Faíza  num  lugar  de desencontros :

na  cabine  de  um  avião . Viajávamos  ambos  de

 Maputo para  a  Ilha de Moçambique .

  Eu  seguia numa  das minhas 

 expedições  biológicas  cujo  fim  era  coletar

búzios , raízes , amostras de  fauna .

Ela  ia  coletar pedaços  da  sua  própria  vida ,

procurando por  vozes , ecos  de  uma  existência

infinitamente  repartida  e hibridizada .

Quando  o  avião  levantou ,  a sua mão  procurou 

o  meu  braço e  cravou  as  unhas  para  vencer

 o  medo de  voar .

Depois  , quando  narrou  partes  de  sua  história ,

fui  eu  que  levantei  vôos   a ponto  de  lhe

dizer  : " Você  devia  escrever  isto. "

Ela  sorriu  e  a  malícia  desse  riso  triste

me  fez  suspeitar  que  ela  fosse  escritora . 

A  meio  da  viagem  me  dei  conta :  Faíza Hayat

estava  desviando  o  avião .

 As  histórias  que  me  contava  faziam-me  voar

em  outra  direção ,  para  outros  encantados

destinos .  O  meu  destino  não  era  mais  a ilha .

Viajava , sim ,  pelos  relatos  de uma  mulher

extraordinária , repartida  entre  Goa ,  a  Europa

e  África ,  uma  costureira  de  lembranças  e  de

identidades ." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário