sábado, 19 de maio de 2012

TÃO BONITO ...



"  Compreendi  esta  manhã  que  estou  a  deixar
para  trás a  juventude .
Foi  depois  que o meu pai telefonou , e  eu
me  olhei  no  espelho  e vi  o  rosto  de Filipa .

( ...)

Olhei-me , pois , ao espelho  e  ali  estava  minha  mãe ,
de  olhos bem  abertos , sorrindo  para  mim .
Fui   ao  quarto  dela  e abri   o  armário .
Tudo   permanecia  exatamente  como  há  cinco  anos ,
antes  do  desastre , os  vestidos  alegres ,  os lenços
de  caxemira , os chapéus  magnifícos , os casaquinhos 
em  croché .

( ...)
A  minha  mãe  era  um  ser  livre . 
 Uma  ave  à  solta  num  alto  céu  de  verão .
Costuma  dizer  que  os   homens  são  como  as  chuvas,
imprescindíveis  à  vida , revigorantes ,  mas  quando chegam ,
e  em  se  demorando um  pouco  mais , logo  sentimos  saudades
de  um  dia  de  sol .

( ...)

Se  fôsse  viva  Filipa  faria  hoje  55 anos .
Tenho  saudade  de  minha  mãe . Converso  com  ela
todos  os  dias  mas  não sei   se  me  ouve .

( ...)

Filipa  gostava  de  viajar . Viajou  a  vida  inteira .
Nunca  sabíamos  onde  estava .  Chegava  de  surpresa ,
abria  as  malas  e  punha-se  a  tirar  de  lá  de  dentro ,
como  um  mágico  dos abismos  insondáveis  da
sua  cartola , toda  a  sorte  de  prodígios .

( ...)

Gosto  de  pensar  que  Filipa  viajou .
Um  dia  voltará  com  as  suas  malas  enormes ,
cheias  de  memórias  e  de  maravilhas ,  e  tomaremos
chá  de  menta ,  e  comeremos  torradas ,
  como  antigamente  , enquanto ouvimos  Caetano  Veloso .
Tenho  tanta  coisa para  lhe  contar ."



Faíza  Hayat , in "  o  evangelho  segundo  a  serpente "  

Nenhum comentário:

Postar um comentário