domingo, 6 de maio de 2012

BALADA DO AMOR ATRAVÉS DAS IDADES


" Eu  te gosto , você me gosta

desde  tempos  imemoriais .

Eu  era  grego , você  troiana ,

troiana  mas não Helena .

Saí   do cavalo de pau 

para  matar seu irmão .

Matei , brigamos , morremos .


Virei  escravo  romano

perseguidor de cristãos .

Na  porta  da  catacumba

encontrei-te  novamente .

Mas  quando  vi  você  nua

caída  na areia do circo 

e  o  leão  que  vinha  vindo,

dei  um  pulo  desesperado

e  o  leão  comeu  nós  dois .


Depois  eu  fui  pirata  mouro

flagelo  da  Tripolitânia .

Toquei  fogo  na  fragata

onde   você se escondia

da  fúria de meu bergatim.

Mas  quando  ia  te  pegar

 e te  fazer  minha  escrava

você  fez  o  sinal da cruz

e  rasgou  o  peito  a  punhal ...

me  suicidei também .


Depois  (  tempos  mais  amenos )

Fui  cortesão  de  Versailles  ,

espirituoso  e  devasso .

Você  cismou  de  ser  freira ...

Pulei  muro  de  convento

mas complicações  políticas

nos  levaram  à  guilhotina .


Hoje  sou  moço  moderno ,

remo , pulo , danço , boxo ,

tenho  dinheiro  no  banco .

Você  é  uma  loura  notável ,

boxa , dança , pula , rema .

Seu  pai  é  que  não  faz  gosto .

Mas  depois  de  mil  perípécias ,

eu , herói  da  Paramount ,

te  abraço , beijo , casamos ."


Carlos  Drummond  de  Andrade








Nenhum comentário:

Postar um comentário