domingo, 10 de junho de 2012

METADES


"  porque ,  há  muito , eu  erro   a  mão . a dose .
esqueço a receita do equilíbrio .
 o quanto  uso das partes
 que brigam dentro de mim .
 há muito,eu me confundo .
 porque metade não tem medo
e levanta os braços , na descida da
 montanha-russa .
 olhos  abertos , enquanto  outra acha
melhor enfrentar a queda  com as mãos
na barra . segurando forte .
espremendo os dois olhos ,  fechados ,
desde o começo do percurso .
metade prefere brincar na areia da praia .
no raso . enquanto outra  não vê problemas
em pular dezenas de ondas  e nadar onde
a pequena bandeira vermelha ,  agitada pelo
vento , avisa sobre o risco .
sobre o possível  afogamento .
porque , há muito , eu erro  a receita
do equilíbrio .
uso a parte que não deveria  na hora
que não poderia . 
me confundo com as metades  que
brigam dentro de mim .
porque parte acelera na estrada , no momento
da curva fechada .
 pé direito até o fim, enquanto outra freia  ,
bruscamente , ao ver a primeira placa .
seta torta , avisando sobre o perigo .
metade  não suporta  a burrice ,
 a pequenez , a lerdeza .
 outra , sempre calada , tolera a banalidade .
engole  a ignorância .
 convive com a mediocridade .
há muito , eu erro  a mão . a dose .
me confundo com o que devo usar .
porque metade briga . explode .
dedo apontado na cara , enquanto outra
se recolhe , quieta , debaixo da cama .
no quarto fechado . no tudo escuro  .
metade berra . outra sussurra .
tenho uma parte que acredita em finais  felizes .
em beijos , antes dos créditos , enquanto outra
acha que só se ama errado .
tenho uma metade que mente , trai , engana .
outra que só conhece a verdade .
uma parte que precisa de calor , carinho ,
pés com pés . outra que sobrevive sozinha .
metade auto-suficiente .
mas , há muito , eu erro  a  mão . a dose .
esqueço a receita do equilíbrio . me perco .
há dias em que uso a metade que não poderia .
dias em que me arrependo de ter usado
a que não gostaria . porque elas brigam dentro
de mim . as metades .
há  algumas  mais fortes . outras ferozes .
há  partes  quase indomáveis .
metades que me fazem sofrer nesta luta
diária . no não deixar que uma mate a outra ."


Eduardo  Baszczyn






Nenhum comentário:

Postar um comentário