quinta-feira, 29 de novembro de 2012

IMPASSE SOCRÁTICO

Iain Faulkner
 
" Sei que o que sei de mim
é quase o avesso
do que penso que  sou .
 
E  isto me dói
e isto me acusa,
mas isto me sustenta .
 
O que de mim a mim se oculta
é a minha verdade .
 
E Pilatos indagou do Cristo
o que era a verdade .
 
E Jesus , a verdade , recusou-se
a responder-lhe  então :
não era a hora aquela ,
era a hora da paixão .
 
E a hora da paixão é sempre a minha .
Eu  me ignoro .
 
Conheço tão somente
o meu rosto no espelho ,
a minha sombra na calçada ,
a imagem que de mim
os meus sonhos fizeram .
 
Sou  inacabada construção dos meus desejos .
Sou  minha  fantasia ,
meus anseios e medos ,
sou minhas pretensões e pesadelos .
Mas , de mim , pouco sei .
 
Sei  apenas que este que sou agora
não sou eu ,
embora parecido :
é falso este retrato
e o passaporte  é  falso .
 
Sei que os outros sabem
muito melhor que eu
quem sou eu de verdade .
 
Eles  se  veem  em  mim .
Sou  a  mentira  deles ."
 
 
Daniel Lima ,
in " Poemas "

8 comentários:

  1. Boa noite, com respeito. Um poema maravilhoso. Sem reservas. Cada linha traz em um mundo e demonstra a maneira em que o poeta estava ciente do mundo ao redor dele. Todos os meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Cristian,
    O primeiro livro do poeta Daniel Lima , foi publicado o ano passado quando ele estava com 95 anos !
    Todos os poemas são belíssimos e este impasse socrático é muito bom .
    Agradeço a carinhosa visita .
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Evidenciar o ESPAÇO, o MUNDO, de forma concisa, mas sem perder a ternura.
    Muito belo. Eu gostei!!!

    ResponderExcluir
  4. Malu , boa noite
    Fico alegre com a visita e o precioso comentário .
    Obrigada .
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Inventei a ironia numa toada de vento
    Roubei as asas a uma gaivota azul
    Colei-lhes um poema cheio de penas
    E enviei-o para uma tonta do sul

    Inventei um mar numa bola de sabão
    Roubei uma corda forte e boa
    Atei um rol de mágoa à mesma
    E afoguei-as nas águas de uma lagoa

    Bom fim de semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir