sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOVEMBRO E CECÍLIA MEIRELES

 
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles,
funcionário público , e de Matilde Benevides
Meireles , professora primária ,
Cecília Benevides de Carvalho Meireles ,
 nasceu ,  aos 7 de novembro de 1901
 no Rio de Janeiro .
O  pai faleceu três  meses antes  de
seu nascimento , e sua mãe quando ainda
tinha três anos . Foi criada , a partir de então ,
pela avó materna , moçambicana ,
Jacinta Garcia Benevides .
 
Conta-nos  Cecília :
 
"  Nasci  aqui   mesmo  no  Rio  de  Janeiro ,
três  meses  depois  da  morte  de  meu
pai , e perdi minha  mãe antes dos três anos .
Essas  e  outras mortes  ocorridas  na  família
acarretaram  muitos contratempos  materiais ,
mas  ao  mesmo  tempo , me deram , desde
pequenina , uma  tal intimidade com  a
Morte  que docemente  aprendi  essas  relações
entre o Efêmero e o Eterno .
(...)
Em  toda  a  vida , nunca me esforcei  por
ganhar nem me espantei por perder .
A noção ou o sentimento da transitoriedade
de  tudo é o fundamento mesmo
da minha  personalidade .
(...)
Minha  infância  de  menina sozinha deu-me
duas coisas que parecem negativas , e foram sempre
positivas  para  mim : silêncio e solidão.
Essa foi sempre a área de minha vida .
Área mágica , onde os caleidoscópios
inventaram  fabulosos mundos geométricos ,
onde os relógios revelaram o segredo do seu
mecanismo , e as bonecas o jogo de seu olhar .
Mais tarde  foi nessa área  que os livros
se abriram , e deixaram sair suas realidades
e seus sonhos , em combinação tão harmoniosa
que até hoje não compreendo como se possa
estabelecer uma separação entre esses  dois
tempos de vida , unidos como fios de um pano ." 
 
Aos sessenta  e três  anos , em plena maturidade
existencial e atividade  criadora ,
 falece  , aos 09 de novembro de 1964 ,
vítima de um câncer , no Rio de Janeiro .
 
 Declara o crítico  , Paulo Rónai :
" Considero o lirismo de Cecília Meireles  ,
o mais elevado da moderna poesia de língua portuguesa . 
Nenhum outro poeta iguala o seu despreendimento ,
a sua fluidez , o seu poder transfigurador ,
 a sua simplicidade e seu preciosismo ,
porque Cecília , só ela , se acerca  da
nossa poesia primitiva  e do nosso lirismo espontâneo ...
A poesia de Cecília Meireles é uma das mais
 puras , belas e válidas manifestações
 da literatura contemporânea ."
 

6 comentários:

  1. Olá!Bom dia!
    Marisa!
    Tudo bem?
    ...que linda homenagem à Cecilia Meirelles...e é verdade, um lirismo espontâneo.Como penso que deveria ser mesmo, para que o contexto flua.

    ah...gostei de ler Drummond.
    Obrigado!
    ótimo final de semana!
    Beijos
    (IN)FELIZ
    ..esse link q coloquei no final...é só um teste , para quem não tem perfil GOOGLE PLUS, possa ir direto ao meu Blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto , boa noite

      Agradeço muito o comentário e a visita .
      Beijos

      Excluir
  2. Marisa, é uma grande verdade, o mundo virtual nos proporciona muita alegria.
    É uma visita, um comentário, e ainda tem os que ficam, amigos, seguidores, seja lá qual for o nome. É muito carinho e aprendizado.
    Obrigado por este lugarzinho encantado, onde encontro sempre beleza e poesia.
    Linda homenagem à Cecilia Meireles.
    Poderia ter sido uma pessoa amarga ou triste e no entanto deu ao mundo tanta delicadeza.
    Beijo pra você, amiga.
    Um domingo abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walkyria , boa noite

      Fico contente a cada visita dos que me acompanham , são olhares diferentes que só fazem brilhar meu blog .
      Recebo carinho e presentes , como o que você me ofertou .
      Obrigada , amiga .
      Beijos ,

      Excluir
  3. Un gran Entrada dedicada a esta Magistral Poetisa de la Literatura Contemporánea.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada , Pedro Luis . Bom Domingo . Beijos

    ResponderExcluir